Quinta-feira, 23 de Maio de 2019
Vida

Festa francesa da ‘Queda da Bastilha’ será reproduzida no entorno do Paço da Liberdade

O evento inclui um espetáculo de dança “Encontros com a Dança de Salão”, projeto dos alunos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com apresentação de músicas típicas e “Can Can”



1.jpg
A agenda tem show musical inspirado nos grandes clássicos da música francesa e a presença de food trucks e food bikes em uma praça de alimentação exclusiva
06/07/2015 às 14:50

Paço e da Praça D. Pedro II, Centro Histórico, será mais uma vez colorido com as cores da bandeira da França em comemoração aos festejos da Queda da Bastilha, celebrada em 14 de julho.

O evento, que é uma realização da Aliança Francesa em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). A programação é gratuita e inclui dança, música e espaço gastronômico.

O diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, relembra que este é o segundo evento com temática dedicada a França e feito em parceria com a Aliança Francesa - o primeiro foi a Festa da Música, realizado no mês passado.

Além disso, ele destaca que Manaus possui diversas influências francesas em sua expressão artística e costumes. “Nossos espaços culturais estão à disposição para parcerias com a iniciativa privada em benefício da população. Pela segunda vez estamos realizando um evento com a Aliança Francesa, gratuito e aberto ao público", destacou.

A festa é reproduzida na capital amazonense desde a década de 1970, tornando-se tradicional na cidade na comunidade francesa.

“Temos uma público que prestigia todos os anos a Festa Nacional Francesa, como é conhecida a data, por ser um evento importante para a comunidade francófona que reside em Manaus. Além disso, é uma festa do calendário da escola”, declarou a diretora da Aliança Francesa Manaus, Luciana Cavalcanti. 

O evento inclui um espetáculo de dança “Encontros com a Dança de Salão”, projeto dos alunos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com apresentação de músicas típicas e “Can Can”. A agenda tem show musical inspirado nos grandes clássicos da música francesa e a presença de food trucks e food bikes em uma praça de alimentação exclusiva.

Como parte da programação, o público poderá ainda conferir a exposição “A Evolução do Vestido na França da Idade Média até os anos 50”, que conta com 13 bonecas de 60 centímetros de altura e que refletem os principais períodos da história do país.

Toda a indumentária foi baseada em pesquisa histórica e etnográfica da França e nasceu a partir de uma pesquisa sobre moda da figurista Fernanda Gomides. Segundo ela, a mostra foi inspirada nas “Pandoras”, bonecas feitas por Madame Montespan, concubina do Rei Luís XVI, que tinha como objetivo mostrar o que ocorria no mundo da moda da França no século XVII.

Revolução Francesa
A Festa Nacional Francesa é associada à Queda da Bastilha, em 1789, que marca o início da Revolução Francesa.A data começou a ser comemorada em 1880, celebrando a mistura de diversos povos e elementos étnicos que formam a nação, lembrando a união do povo, deixando para o passado a violência que marcou o início da revolução francesa.

A Aliança Francesa é uma instituição de referência na cultura francesa presente em diversos continentes e que foi fundada em 1972 na capital amazonense.

A escola é única com diploma reconhecido na Europa e aplica os testes oficiais de proficiência da língua. Ao longo do ano, mantém uma agenda fixa de eventos e atividades como forma de fomento à cultura francesa na cidade.

Serviço

O que: Comemorações da Festa Nacional Francesa

Quando: Dias 11 e 12 de julho (sábado e domingo), de 18h às 21h

Onde: No entorno do Paço da Liberdade, Centro Histórico.

Programação

Sábado e domingo (11 e 12 de julho)

Abertura com apresentação da soprano Rebeca Leitão

Apresentação “Encontros com a dança de Salão”, alunos da UEA

“Et si tu n’existes pas” – Bolero, “Um Homme et une femme” – Valsa, “Ne me quitte pas” – Salsa, “New York, New York” – Soltinho

*Com informações da assessoria de imprensa


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.