Domingo, 13 de Outubro de 2019
Vida

Festas buscam resgatar Carnaval das antigas em Manaus

A festa será embalada pelas marchinhas compostas em dezembro passado como resultado do 1º Festival de Marchinhas da Banda do Jaraqui



1.jpg A festa será embalada pelas marchinhas compostas em dezembro passado como resultado do 1º Festival de Marchinhas da Banda do Jaraqui
29/01/2015 às 21:43

A “velha guarda” carnavalesca amazonense preparou uma celebração especial principalmente para os saudosos da folia nos moldes tradicionais. Trata-se da 2ª Banda do Jaraqui, realizada pelo movimento cultural de mesmo nome, marcada para este sábado (31) na Rua José Paranaguá (ponto de partida). A festa será embalada pelas marchinhas compostas em dezembro passado como resultado do 1º Festival de Marchinhas da Banda do Jaraqui. Para entrar no clima desde já, o esquenta da movimentação momesca acontece hoje, a partir das 16h na Praça  Heliodoro Balbi (Praça da Polícia).

Das seis marchinhas vencedoras do Festival, as que ocupam o pódio de três melhores são: “De Volta Para a Ralé”, “Sapato Alto” e “O Povo nas Ruas”, respectivamente.  Todas foram compostas por carnavalescos “das antigas”, segundo Paulo Onofre, coordenador da Banda do Jaraqui.

“Os compositores são pessoas que frequentavam o Bar do Armando antigamente, é o pessoal da velha guarda”, explica.  O movimento do Jaraqui foi criado em 1978 com o objetivo de estabelecer um diálogo entre a cultura,  a política e a sociedade. Encerrou as atividades em 1982, mas as retomou em 2012. Em 2014 foi realizada sua primeira banda carnavalesca, e para esta segunda edição, a ideia de resgatar o carnaval nos moldes tradicionais - algo bem longe da swingueira ou axé.

“Jamais imaginei que o Carnaval fosse crescer tanto e ter as proporções que tem hoje. Nós, da velha guarda, acabamos por nos sentir estranhos no ninho. As origens [da festa] estão se perdendo. Então a Banda é uma forma da gente se reunir e resgatar o que havia antes”, conta Onofre.

Festa para a família

A Banda do Jaraqui tem início às 11h, e por ser um evento que acontece durante o dia, terá formato familiar. No local, haverá brinquedos para crianças como pula-pula, touro mecânico, escorregador, piscina de bolinhas, dentre outros. A coordenação espera receber um público flutuante de aproximadamente 5 mil pessoas.

Serviço

O que é: Esquenta  da Banda do Jaraqui
Quando: Hoje, às 16h
Onde: Praça  Heliodoro Balbi
Quanto: Gratuito

O que é: Banda do Jaraqui
Quando: Amanhã, a partir das 11h
Onde: Rua José Paranaguá


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.