Publicidade
Entretenimento
Vida

Festival 'Até o Tucupi' recebe grandes músicos do Amazonas e do Brasil na Ponta Negra

Circuito de artes integradas divulga programação da mostra musical que reúne bandas locais e nacionais, nos dias 19 e 20 de setembro em Manaus 13/09/2014 às 16:02
Show 1
Orquestra Guitarrística vem do Nordeste para o circuito
Jornal A Crítica ---

Tradicional encontro da novíssima música produzida no Amazonas e no Brasil, a Mostra de Música do Até o Tucupi volta a acontecer em 2014, realizada pelo Coletivo Difusão e Casa Fora do Eixo Amazônia, nos dias 19 e 20 de setembro. E o local dos shows, pela primeira vez, é um famoso ‘cartão-postal’ da cidade de Manaus: o calçadão da Ponta Negra, ao lado da pista de skate. No dia 19, sexta-feira o evento tem início às 20h e no dia 20, sábado, os shows iniciam às 16h, mas desde às 15h, acontecem atividades que devem envolver os frequentadores do local. O acesso é gratuito.

A Mostra tem caráter não competitivo, promove a interação entre os diversos segmentos da arte e tem como foco valorizar as produções artísticas realizadas no Amazonas, propondo intercâmbio entre os agentes culturais de outras regiões do País, por meio de ações de qualificação, produção, circulação e troca de tecnologias sociais referentes à cadeia produtiva da música/cultura independente.

Ao todo, 220 bandas/artistas se inscreveram através do site Toque no Brasil, conhecido por abrigar o perfil de mais de 20 mil bandas/artistas solo e produtores do Brasil e América Latina. Desses, 57 eram de artistas amazonenses. A curadoria composta pelo produtor cultural e músico nascido em Manaus, mas radicado em Natal/RN, Anderson Foca; o músico e produtor musical amazonense Bruno Prestes; e a jornalista amazonense Loyana Camelo, selecionaram 10 trabalhos locais (Anne Jezini, Antiga Roll, Ed Ondo, Infâmia, Malbec, Nekrost, Numbness, P8 Crew, Selva Madre e The Stone Ramos) e a organização ainda convidou as bandas locais Johnny Jack Mesclado e Jarakillers, em atividade há mais de 10 anos com o reconhecimento do público amazonense.

Intercâmbio

E pensando em conexão com o cenário musical do resto do país, a Mostra de Música ainda conta com shows de artistas do norte - Jamrock (RR), Molho Negro (PA) e o Mc Bruno B. O. (PA) -, do nordeste, com a vinda da banda Camarones Orquestra Guitarrística (RN), do Dj e produtor paulista Jovem Palerosi e da dupla brasilero/argentino, o duo Finlândia.

Alguns desses, inclusive, integram a programação de formação da última semana do Até o Tucupi, exclusivamente voltada para o cenário musical, como a atividade “Transremix - oficina de produção musical e discotecagem”, facilitado por Palerosi (SP) e a roda de debate “E a nova música brasileira?!”, captaneada pelo músico e produtor Anderson Foca, com a participação de artistas locais. Esta última atividade também conta com a participação de um dos gestores da plataforma Toque no Brasil e da equipe de articulação e gestão da música na rede Fora do Eixo, Gabriel Ruiz.

Sobre o projeto

O Até o Tucupi 2014 é uma realização do Coletivo Difusão e Casa Fora do Eixo Amazônia com patrocínio da Jacc Produções Artísticas, Cafofo Comunicação Integrada, Arawak Jungle Hostel, apoio da Fundação Nacional das Artes - FUNARTE, através do Edital Funarte para Encontros, Seminários, Mostras, Feras e Festivais 2014; Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer - SEMJEL e Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos - Manaus Cult; site Toque no Brasil - TNB. O Até o Tucupi ainda integra A Rede Brasil de Festivais Independentes, o Circuito Amazônico de Festivais Independentes, a Universidade das Culturas e a Cultura de Rede.

Serviço

O quê: Mostra de música do circuito “Até o Tucupi”

Quando: 19 e 20 de setembro, a partir das 16h

Onde: Calçadão da Ponta Negra

Quanto: Gratuito

Publicidade
Publicidade