Publicidade
Entretenimento
Vida

Festival Breves Cenas de Teatro é realizado pela 6ª vez em Manaus

O evento, que é considerado um dos festivais mais populares da capital amazonense, acontece de 14 a 17 de novembro, com entrada franca no Teatro Amazonas 11/11/2014 às 10:16
Show 1
“O quadro de uma família” mistura teatro de máscaras e de bonecos
Rafael Seixas Manaus (AM)

As cenas são curtas, com no mínimo 4 min. 1 seg. e no máximo 15 min. e 1 seg., mas o público abraçou este formato e fez do Breves Cenas de Teatro um dos festivais mais populares da capital amazonense. Em sua sexta edição, a ser realizada do dia 14 a 17 de novembro, com sessão sempre às 20h, no Teatro Amazonas, com entrada franca, o público pode esperar assistir às cenas de drama, de comédia, de teatro de bonecos e máscaras, e muito mais.

Esse ano, no intervalo das apresentações (entreatos), ocorrerá um concurso de karaokê com a plateia. Quem quiser cantar é só pegar o microfone e colocar para “quebrar”, pois o que está em disputa é um prêmio de R$ 1 mil para a melhor voz. Outra novidade é que, ao contrário das últimas edições, a cerimônia de premiação deste ano será aberta para o público em geral, sendo realizada no último dia do festival, no Teatro Amazonas. Entre uma premiação e outra haverá a apresentação de performances de dança.

Funções

Este ano seis estados brasileiros estão participando do festival, o qual conta com mais de 160 artistas envolvidos, entre produtores, atores, técnicos e contrarregras. Em seis anos, mais de 50 mil pessoas foram prestigiar o Breves Cenas. Para Dyego Monnzaho, coordenador, o festival tem dois papéis importantes.

“Primeiro é que é um espaço de pesquisa artística. O Breves Cenas, diferente de outros festivais, é um espaço para experimentos. Nós não trabalhamos com fórmulas teatrais exatas. Isso é importante para o artista, pois ele pode experimentar novos formatos, determinada pesquisa técnica, de linguagem, em cenas curtas. Esse é um viés. Outro é que ajudamos na formação de plateia. Hoje temos a fidelização de um público de teatro. Em todas as noites sempre lotamos as sessões. Isso aqui é inédito, se a galera não tivesse o exemplo das edições anteriores não voltaria. Isso é a consolidação de um público de teatro e de crítica porque o Breves Cenas proporcionou este amadurecimento estético do público”.

Sentiu falta

Todas as últimas edições foram realizadas no mês de março, porém este ano não foi possível devido à agenda das companhias teatrais e à Copa do Mundo. Mas estes contratempos foram até bons, pois a coordenação obteve uma resposta positiva por parte do público.

“Recebemos várias ligações e e-mails de pessoas perguntando se este ano não teria o festival. A gente percebeu que se interessam pelo projeto, não só pela parte de entretenimento, mas por terem acesso a outros estilos teatrais, conhecer outros grupos do País, que dificilmente viriam para Manaus, por causa de altos custos como das passagens. Eles se sentem valorizados porque não vão assistir qualquer coisa, são trabalhos com potência e provocação artística”, garante Monnzaho.

Desenvolvimento

O Breves Cenas, que é patrocinado pela Caixa Econômica e pela Secretaria de Estado da Cultura (Sec), por meio do governo do Amazonas, já foi citado pela revista “TAM nas Nuvens”, como o melhor festival de teatro do Norte do País, e pela Fundação Nacional das Artes (Funarte), como um dos melhores eventos direcionados a artes cênicas no País. A realização é da H Produções.


Serviço

O que é 6° Festival Breves Cenas de Teatro

Onde Teatro Amazonas, localizado no Largo de São Sebastião, Centro

Quando De 14 a 17 de novembro, com sessão sempre às 20h

Quanto Entrada franca

Info. (92) 3232-1768 ou por meio do site www.brevescenas.com.br – só começa a funcionar nesta quinta-feira

Publicidade
Publicidade