Publicidade
Entretenimento
Vida

Festival Cultural do Pirão AM comemora seu 1º ano com festa na Praia da Lua

Evento vai reunir 18 artistas e bandas de Manaus em encontro neste sábado (28) 26/02/2015 às 11:44
Show 1
Evento celebra um ano do festival, que teve primeira edição na Praia da Lua
JONY CLAY BORGES Manaus (AM)

O Festival Cultural do Pirão AM retorna à Praia da Lua, na Zona Rural de Manaus, para comemorar seu primeiro aniversário neste sábado, dia 28, a partir do meio-dia. A décima edição do evento terá a participação de 18 artistas e bandas musicais de vários estilos, do reggae à música eletrônica, numa programação que deve se estender até a manhã do domingo, dia 1º de março. O festival é uma realização do movimento cultural Pirão AM e é aberto ao público.

Após a abertura, a programação musical do festival inicia com Cileno, que este ano comemora 35 anos de carreira e que fará uma show especial em estilo voz e violão. O evento segue com novas atrações a cada hora, numa lista que inclui gente como Márcia Novo, Salomão Rossy e Gil Valente, além das bandas Casa de Caba, Pacato Plutão, Nattus Tribalia, Dona Celeste, Dpeids e Superalma. Os DJs Guerra e Raulzito encerrarão a festa já no dia seguinte, saudando a manhã com um superset eletrônico a partir das 7h (confira a programação completa na lista nesta página).

O 10º Festival Cultural do Pirão AM assinala um ano de grandes encontros musicais com artistas e bandas independentes de Manaus. Depois da primeira edição, realizada no dia 17 de fevereiro do ano passado, também na Praia da Lua, o evento teve edições em diferentes bairros, como Educandos e Cidade Nova, chegando a várias zonas da cidade, sempre com apresentações gratuitas e abertas ao público.

“E o esforço de todos é voluntário. Não ganhamos nada, fazemos apenas por amor à arte. Temos muita coisa boa aqui na terra, em termos musicais inclusive, por isso é um grande prazer fazer parte”, assinala Lilian Souza, uma das agentes culturais do Pirão AM.

Lilian acrescenta que, além da música, o festival ganhou adesão de outras manifestações artísticas ao longo do tempo. “O movimento foi atraindo músicos e também outros artistas. Hoje ele reúne artes de todos os segmentos, como grafiteiros, o pessoal do skate, da poesia, da dança de rua, de salão, e por aí vai. O festival movimentou a cidade e trouxe isso tudo para dentro do Pirão AM”, comenta.

Mobilização pela art

O festival ajudou ainda a dar mais visibilidade ao Pirão AM, surgido no final de 2013 pela iniciativa de músicos locais interessados em difundir a música autoral e outras manifestações culturais promovidas por artistas da região. “Surgiu de uma conversa informal entre os músicos, e foi crescendo com reuniões que ajudaram a dar forma ao movimento”, conta Lilian.

Entre os músicos que ela cita está Denilson Novo, que promovia encontros do movimento em sua casa. Ele destaca o crescimento do festival promovido pelo movimento ao longo do ano passado. “O Pirão AM virou uma marca conhecida para quem curte eventos alternativos. Em um ano, fizemos nove festivais, o que é um número significativo, passando por todas as zonas de Manaus. Estamos voltando com essa edição na Praia da Lua já conta com apoio de comunidades ribeirinhas”, destaca ele, integrante do grupo Os Tucumanus.

O Pirão AM, acrescenta Denilson, mantém a proposta de “massificar a produção artística amazonense e ampliar seu público”. “O objetivo de todos do Pirão AM é fortalecer aqueles que fazem arte no Amazonas, e quem sabe até no futuro ampliar isso para toda a Amazônia”, declara ele, que faz um balanço positivo de pouco mais de um ano do movimento: “Colhemos muita experiência, troca de informações e, principalmente, observar que com um pouquinho de atenção podemos conquistar muita coisa”.

Lista

Atrações do 10º Festival Cultural do Pirão AM

12h Abertura do festival

14h Cileno

15h Canhamukaya

16h Tribo Zaggaia

17h Marcia Novo

18h Casa de Caba

19h Salomão Rossy

20h Maracatu Eco da Sapopema

21h Pacato Plutão

22h Boomerang Blues

23h Nattus Triballia

0h Dona Celeste

1h Gil Valente

2h Franco

3h Dpeids

4h Cerumano

5h MB4

6h Superalma

7h DJs Guerra e Raulzito

Serviço

O que é: 10º Festival Cultural do Pirão AM

Onde: Praia da Lua, Zona Rural de Manaus, a 23 quilômetros da cidade

Quando: Sábado, dia 28, a partir do meio-dia

Quanto: Gratuito

Informações: www.facebook.com/piraoam

Publicidade
Publicidade