Sexta-feira, 19 de Julho de 2019
Vida

Festival Cultural do Pirão encerra ações de 2014 anunciando construção de sede em Manaus

O último evento do ano reúne em sua programação neste domingo (02), no bairro Parque 10 de Novembro, bandas renomadas da cena musical amazonense



1.gif A banda Cerumano é um dos três grupos estreantes no Festival Cultural do Pirão AM
31/10/2014 às 11:01

O Festival Cultural do Pirão AM se prepara para finalizar com chave de ouro as atividades de 2014. A última edição do ano acontece neste domingo (02), a partir das 17h no Centro Social Urbano (CSU) localizado na Rua Vinte e Dois, 884, bairro Parque 10 de novembro. Gratuito, o evento reúne em sua programação musical bandas como Luneta Mágica (18h), MB-4 (19h), Cerumano (20h), Cileno (21h), Marcelo Nakamura e Tribo Zaggaia (22h) e Dona Celeste 23h. Paralelo às atrações, acontecem intervenções de grafite com Di Paradise e de slackline com o Amazon Slack.

O Movimento completa um ano no mês de novembro e ainda está no início do processo, segundo o guitarrista Denilson Novo, da banda Os Tucumanus e membro do projeto. Porém, mesmo com o pouco tempo de estrada, a ação, conhecida por difundir a arte e a linguagem amazônica nas diversas zonas da capital amazonense registra muitas vitórias e avanços, entre elas a mobilização de um considerável número de artistas que trabalham juntos por um objetivo em comum.

“Além de nove grandes festivais produzidos de maneira totalmente independente, realizamos muitas ações e trabalhamos pela divulgação, não apenas de música, mas também do grafite, dança, teatro, artes plásticas, fotografia, enfim... o maior número possível de artes integradas e autorais do Amazonas para públicos de bairros e comunidades que dificilmente teriam acesso a este repertório se não fosse o esforço e dedicação dos agentes culturais do Pirão”, pondera o músico.

Em 2015, a ação continuará trabalhando pela divulgação artística, fortalecimento do cenário e valorização dos artistas locais, conforme Novo. “Os trabalhos continuam os mesmos, continuaremos com os festivais em pontos diferentes da cidade. Vamos apenas fortalecer o que já fazemos e nos estruturar para fazer ainda mais”, coloca Denilson, revelando a construção de uma sede para comportar a gestão do Movimento.

“A sede ficará localizada no Conjunto Santos Dumont, local onde nasceu o Movimento Pirão AM. Vai ser em uma pequena casa ao lado do campo de futebol que foi cedida pela Associação de Moradores do conjunto. Essa casa estava abandonada e estamos reformando-a para transformá-la na sede de nossos trabalhos culturais”, alega Denilson. O Festival Cultural está previsto para retornar em fevereiro. “Esse é o último festival do ano, mas ainda haverá outros eventos do Pirão”, encerra.

Serviço

O quê: IX edição do Festival Cultural do Pirão

Onde: CSU do Parque 10

Quando: Domingo (02), às 17hquanto: Gratuito

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.