Publicidade
Entretenimento
Vida

Festival de Cultura comemora Consciência Negra em Manaus

Personalidades Negras – Festival de Cultura Negra promove oficinas, projeções, shows e mais atividades culturais para celebrar a data na capital amazonense 19/11/2014 às 12:13
Show 1
Elisa Maia participa do show musical “Cantos negreiros”, no encerramento do festival
Jornal A Crítica Manaus (AM)

O Dia da Consciência Negra é celebrado no dia 20 de novembro, mas as comemorações pela data já acontecem desde a última segunda-feira (17) graças ao Personalidades Negras – Festival de Cultura Negra 2014. A iniciativa prossegue até esta quinta-feira (20), com a realização de um grande evento em homenagem a personalidades negras do Amazonas. O evento é promovido em Manaus pelo Instituto Ganga Zumba, em parceria com o Coletivo Difusão.

Tendo como foco a valorização, o estímulo e a difusão da produção artístico-cultural dos grupos e comunidades criativas de descendência afro-brasileira da cidade de Manaus, o Personalidades Negras traz uma programação que busca valorizar pessoas negras que se destacaram nos vários segmentos do movimento negro no Amazonas.

A programação do festival teve início na última segunda, com uma Oficina de Turbante para valorização da autoestima da mulher, e seguiu nesta terça com um “projetaço”, isto é, uma série de projeções multimídia nas ruas da cidade, com frases de conscientização e valorização da cultura afrodescendente. As projeções foram realizadas nas avenidas Djalma Batista e Constantino Nery, além da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) da avenida Darcy Vargas.

Grande encontro

O Personalidades Negras prossegue nesta quarta (19) com a realização de um bate-papo com o tema “Consciência para quem?”. O encontro poderá ser conferido ao vivo pela Internet por meio do site da PósTV, no endereço http://postv.org/.

O encerramento do Personalidades Negras se dará com um grande encontro de artes e cultura amanhã, a partir das 18h, na quadra do Grêmio Recreativo e Escola de Samba A Grande Família (rua Careiro, S/Nº, Bairro São José). O evento, que vai prestar homenagem a personalidades negras do Amazonas, começa com o show musical “Cantos negreiros”, com a participação dos músicos Luiz Fernando, Antônio Bahia, Negro Lamar, Mara Lima, Elisa Maia, Cida e Cristiane Felipe.

Outras atrações do encontro serão o grupo Matumbé, com apresentação de samba de roda; Conexão Zona Norte e convidados Rima de Minas; Bateria Show do G.R.E.S. A Grande Família; exibição de audiovisual; exposições de grafitti e fotografia; desfile de moda; feira de culinária afrobrasileira, além de performances de Usb Locker e do Grupo de Dança Afro Contemporânea.

Publicidade
Publicidade