Publicidade
Entretenimento
MESMO FORMATO

Festival de Parintins não terá mudanças no tempo de apresentação ou exclusão de itens

A tradicional disputa entre os bumbás Caprichoso e Garantido continua no mesmo formato. Agremiações deliberaram e fizeram acordo 28/03/2017 às 11:58
Show show b1
Foto: Divulgação
acritica.com Manaus (AM)

A 52ª edição do Festival Folclórico de Parintins, que acontece em junho de 2017, não sofrerá mudanças no tempo de apresentação ou exclusão de itens. É o que foi divulgado na manhã desta terça-feira (28) durante uma coletiva de imprensa em Parintins, com participação do prefeito da cidade Bi Garcia e os presidentes das agremiações folclóricas Caprichoso e Garantido, Babá Tupinambá e Adelson Albuquerque, respectivamente.

Segundo os representantes dos bumbás e o prefeito, o regulamento do festival não será alterado, permanecendo o mesmo formato de apresentação ocorrida nos anos anteriores, ou seja, três noites de espetáculo sendo duas horas e meia para cada bumbá em cada noite. “Serão duas horas e meia em três noites e com todas as alegorias”, afirmou o presidente do Caprichoso, Babá Tupinambá.

O presidente do Garantido, Adelson Albuquerque, confirmou que o festival continua com 21 itens. “O festival não se restringe aos currais. As consequências de mudanças bruscas no formato da festa impactariam toda a economia do município. Temos que ter responsabilidade com esse cenário”, ressaltou Adelson.

A decisão de continuar com o mesmo formato do festival, sem alterações no tempo de apresentação e no número de itens, foi deliberada e acordada entre as duas agremiações. “Nossa disputa é na arena, fora disso vamos trabalhar tendo compromisso com o Caprichoso e com Parintins”, disse Babá, do Caprichoso.

O vice-presidente do Garantido, Fábio Cardoso, também presente durante a coletiva de imprensa, afirmou que o bumbá das cores vermelha e branca, tem responsabilidade com a festa. “Se há mudanças a serem feitas, estas devem passar obrigatoriamente por uma ampla discussão, envolvendo a comunidade parintinense”, disse.

Preparação da cidade

O prefeito de Parintins, Bi Garcia, explicou durante a coletiva de imprensa que a cidade já está sendo preparada para receber o visitante, e que a Cigás é a mais nova patrocinadora do evento. Além disso, segundo o prefeito, as companhias aéreas Gol, Map, Azul e Total vão oferecer durante o festival voos fretados para a Ilha de Parintins, fora os voos convencionais.

Regulamento

Uma reunião será realizada nos 10, 11 e 12 de abril, entre as duas agremiações e a Prefeitura de Parintins, para definir o regulamento do festival para valer pelos próximos cinco anos. O prefeito Bi Garcia também declarou que trabalhará ao lado dos dois bois para encontrar novas formas de escolher os jurados da festa deste ano.

Publicidade
Publicidade