Publicidade
Entretenimento
Vida

Festival de Teatro da Amazônia leva dez artistas de Manaus para programação acadêmica em Itacoatiara

Será feito uma analise das propostas e os selecionados terão traslado, hospedagem e alimentação custeados pela produção do FTA 14/10/2013 às 15:59
Show 1
Atriz Nathália Timberg abriu o Festival de Teatro da Amazônia
ACRITICA.COM ---

O 10º Festival de Teatro da Amazônia, que acontece de 18 a 25 de outubro, em Itacoatiara, promove a ida de dez artistas de Manaus interessados em participar da programação acadêmica do evento, que ocorre no mesmo período. A realização é do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura, e Federação de Teatro do Amazonas – FETAM.

Os interessados devem mandar a indicação da oficina e/ou workshop que queiram fazer para o e-mail: festivalamazonia2013@gmail.com, com currículo ou carta proposta para participação do curso. Será feito uma analise das propostas e os selecionados terão traslado, hospedagem e alimentação custeados pela produção do FTA.

De acordo com Michel Guerrero, membro da comissão organizadora do FTA e da FETAM, os 10 artistas de Manaus serão escolhidos por meio do currículo e proposta encaminha, pela própria organização. Aqueles que estejam na programação da Mostra Competitiva, não participam da seleção.

A programação acadêmica traz oito atividades divididas em oficinas, palestras, convivência e workshops para formação de artistas e público da cidade e serão realizadas no período da tarde e noite no Centro Cultural Velha Serpa (exceto uma oficina*). As inscrições são gratuitas.

 10º FTA pela primeira, em dez anos, será realizado fora de Manaus e, para Guerrero, a programação acadêmica será muito importante, pois agrega uma das premissas do festival: o intercâmbio e a multiplicação de saberes.

“Teremos dois públicos no interior, os artistas de Manaus e de outros estados que estão na mostra competitiva, e o público de Itacoatiara, que quase nunca recebeu iniciativas desse porte no campo do teatro”, lembra Guerrero, destacando a troca de conhecimentos que o FTA vai proporcionar.

De acordo com Robério Braga, secretário de Cultura, a interiorização dos festivais tem como ponto forte o processo de formação que se dá por meio da programação acadêmica. “É o grande diferencial dos festivais. Podem acompanhar em um horário, a parte teórica e depois ver na prática o que aprenderam”.

Confira as atividades da programação de formação:

Dia 18 / 17h - 19h40
Workshop: Para que servem os jogos teatrais - Francis Madson (AM)

Dia 19 / 17h - 19h40
Workshop: Novos rumos - Amanda Magaiver e Daniel Ferrat (AM)

Dia 20 / 17h - 19h40
Workshop: Trajetória: Nonato Tavares - Um homem de teatro

Dia 21 / 17h - 19h40
Workshop: Maquiagem - Geraldo Langbeck (AM)

De 22 a 25 / 14h - 17h
Oficina de Figurinos - Márcio Vinícius (SP)

Dia 22 / 17h – 19h40
Workshop: Trajetória: Beckinha.

Dia 23 / 17h – 19h40
Workshop: Wakaverena Diakini - Luiz Vitalli

Dia 24 / 17h – 19h40
Workshop: Trajetória: Ednelza Sahdo



Publicidade
Publicidade