Sábado, 16 de Outubro de 2021
Artes cênicas

Festival de Teatro de Rua realiza atividades culturais em Itacoatiara

Com espetáculos teatrais, workshops e oficinas artísticas, o evento acontece no período de 26 a 29 de agosto em vários locais do município



a1225-10f__1___2__F537AE74-EF0E-45BA-B41F-9CD34A5097D2.jpg Cia. de Atores Escalafobéticos é um dos grupos confirmados na edição (Foto: Divulgação)
25/08/2021 às 16:06

A primeira edição do Festival de Teatro de Rua do Amazonas (Festruam) será realizada nesta semana, de 26 a 29 de agosto, no município de Itacoatiara (distante 270 quilômetros da capital). O projeto foi contemplado com o Prêmio Encontro das Artes/Lei Aldir Blanc.

Para esta primeira edição, grupos e artistas convidados de Manaus integram a programação do evento, que contará com a realização de espetáculos, além da realização de workshops e oficinas artísticas.

Com programação totalmente gratuita, as atividades desta primeira edição foram pensadas levando em consideração decretos governamentais e recomendações dos órgãos de saúde quanto às medidas de prevenção contra a Covid-19.

Programação

Na quinta-feira (26), a Cacompanhia de Artes Cênicas fará a abertura do evento com  a apresentação do espetáculo "O Palhaço de La Mancha", às 17h, na Orla de Itacoatiara. A obra tem classificação indicativa livre para todos os públicos. Já na sexta-feira (27), também às 17h, na Estação Óscar Ramos, quem se apresenta é a Cia de Atores Escalafobéticos com a peça "Bumboso - A história de um boizinho festeiro", um espetáculo de bonecos, direcionado ao público infantojuvenil.

No sábado (28) é a vez da Cia. Trilhares e o espetáculo "Shakespeare para o seu tamanho", que será apresentado na Praça do Mirante às 17h. A peça apresenta uma releitura de um clássico do dramaturgo inglês, com foco no público infantojuvenil. Fechando a programação, no domingo (29) a Cia de Atores Escalafobéticos retorna à cena com "Miss Pé Rexé", uma comédia não recomendada para menores de 12 anos. O espetáculo será apresentado na Orla de Itacoatiara.

Oficinas e Workshops

Os artistas dos grupos e companhias convidados oferecerão ainda atividades acadêmicas que completam a programação da primeira edição do evento. Todas as atividades são gratuitas e contarão com a entrega de certificados aos participantes.

Na quinta (26), às 9h, acontece o workshop "A comédia e as transformações sociais", com o ator Eduardo Gomes, na Casa da Cultura, no Centro de Itacoatiara. Já na sexta (27) o palhaço, ator e diretor Jean Palladino coordena a oficina prática de "Iniciação à Palhaçaria", às 9h, na Estação Óscar Ramos.

No sábado (28), o artista itacoatiarense residente em Manaus, Wallace Abreu, fará um workshop falando sobre sua trajetória artística e a prática do teatro de rua. A atividade está marcada para iniciar às 9h, na Casa da Cultura. E no domingo (29), a atriz, diretora e professora de teatro Ananda Guimarães realizará uma oficina prática de "Jogos Teatrais", também às 9h, na Estação Óscar Ramos.

Homenagem

O Festival de Teatro de Rua do Amazonas homenageia a atriz, palhaça e diretora de teatro Selma Bustamante com a criação do Prêmio Kandura. Nesta primeira edição, o prêmio será concedido a todos os grupos e companhias convidados. Selma Bustamante era natural de São Paulo, mas dedicou os últimos 23 anos de vida ao fazer artístico em Manaus. Foi uma das maiores incentivadoras das práticas da palhaçaria e do teatro de rua no Estado. A artista faleceu em 2019, vítima de um câncer.



News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.