Sexta-feira, 19 de Abril de 2019
publicidade
98.jpg
publicidade
publicidade

SHOPPING

Festival de Teatro Infantil de Bonecos é atração gratuita em shopping de Manaus

A criançada poderá se divertir assistindo peças e também participar de oficinas de criação de bonecos no intervalo dos espetáculos


31/08/2017 às 19:43

O Shopping Ponta Negra, na Zona Oeste de Manaus, recebe entre os dias 2 e 10 de setembro o Festival de Teatro Infantil de Bonecos, um espaço gratuito onde a criançada poderá se divertir assistindo as peças “Cuca Fofa de Tarsila”, “Portinari Pé de Mulato” e o “Menino Coragem”. Além disso, os pequenos poderão participar de oficinas de criação de bonecos no intervalo dos espetáculos.

A atração será realizada em parceria com a consagrada Cia. Articularte no segundo piso (L2), ao lado da loja Vivara. Além de ser uma atividade de formação cultural e divertimento para as crianças e as famílias, o festival é uma oportunidade para conhecer também o trabalho companhia, que completa 18 anos de atividades teatrais. Um dos espetáculos encenados por eles, “Menino Coragem”, é inspirado em histórias de crianças imigrantes, exiladas e refugiadas.

Em cena, quatro atores-animadores (Surley Valerio, Gabriela Zenaro, Renato Bego, Flávio Borzi) dão vida a doze bonecos. Tal montagem ganhou o prêmio edital de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo. A sonoplastia é assinada por Raul Teixeira e a coordenação de dramaturgia de Luis Alberto de Abreu.

“Contamos aventuras de crianças corajosas e destemidas com muita animação e peripécias. Inspiramos-nos livremente em histórias e contos de crianças refugiadas e imigrantes. É na hora dos pequenos perigos que a gente conhece o verdadeiro ser humaninho. A música e trilha sonora são bem diferenciadas. Os figurinos são divertidos e o cenário com iluminação setorizada indicam pura alegria. Uma peça de viagem e coragem”, conta o diretor e autor Dario Uzam.

A Cia Articularte começou sua jornada teatral com a Trilogia Modernista, composta dos espetáculos A Cuca Fofa de Tarsila (2000); O Trenzinho Villa-Lobos (2001); e Portinari pé de mulato (2002). Já realizou espetáculos em vários estados brasileiros, tendo conquistado diversos prêmios e editais municipais, estaduais e federais. Eles também já realizaram mais de 4 mil apresentações, com público estimado em cerca de um milhão e quinhentas pessoas.

Sinopse das Peças

“Cuca Fofa de Tarsila”: este premiado espetáculo de teatro de animação de bonecos inventa e conta uma lenda de duelo entre o Abaporu e o mágico Boi da Lua pela disputa do amor da Negra Tarsila. Um Passarinho Verde fofoca e aumenta a notícia do duelo e tudo se transforma em uma confusão tamanha, que a Negra Tarsila terá que resolver com a ajuda de entes fantásticos como a Urutu, a Uiara e a Cuca. A peça é inspirada na obra da artista plástica Tarsila do Amaral, considerada a sinhazinha do Modernismo Brasileiro, que completa 95 anos em 2017.

“Portinari Pé de Mulato”: uma vizinha invejosa coloca “olho gordo” em uma obra de Cândido Portinari, fazendo com que a boneca Denise e seu Carneirinho caiam do um quadro recém-pintado. Denise é curiosa e faz algumas artes marotas, quando derruba uma sacaria de café, deixando furioso o bravo Capataz que quer dar uma lição na menina. A boneca Denise passa por uma verdadeira aventura de suspense entre as obras do seu avô Portinari para encontrar o seu carneirinho fujão antes que suas tintas sequem. O espetáculo é todo animado por uma seleção de ricos Chorinhos, com algumas músicas cantadas ao vivo pelos quatro atores animadores.

“Menino Coragem”: um menino e sua irmã se perdem de sua família e vivem uma aventura inusitada. Com muita coragem, eles serão obrigados a cruzar uma floresta escura, com seres surreais, depois um mar de criaturas marinhas fantásticas, até chegarem em uma nova terra, onde terão que adaptar-se à vida daquele povoado. Diversos bonecos e formas animadas ajudam a contar essa curiosa trama.

Programação

No dia 2, às 17h, será exibida a peça “Cuca Fofa de Tarsila” e, às 19h, “Portinari Pé de Mulato”. No dia 3, às 17h, será a vez do “Menino Coragem” e, às 19h, “Cuca Fofa de Tarsila”. No dia 5, acontecem duas sessões, às 17h e às 19h, da história “Portinari Pé de Mulato”. No dia 7, o público poderá assistir uma das duas sessões do “Menino Coragem”, que acontecem às 17h e às 19h. No dia 9, às 17h, será exibida a peça “Cuca Fofa de Tarsila” e, às 19h, “Portinari Pé de Mulato”. E, no dia 10, último dia de Festival, às 17h, será apresentada a peça do “Menino Coragem” e, às 19h, “Cuca Fofa de Tarsila”.

*Com informações da assessoria de imprensa

publicidade
publicidade
Menina peruana de 5 anos morre em hospital do AM após ser estuprada por enfermeiro
Padrasto é preso após espancar enteado que derrubou feijão no irmão mais novo
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.