Publicidade
Entretenimento
Vida

Festival de Turismo de Gramado ganha perfil internacional

Em sua 25ª edição, evento turístico realizado na cidade da Serra Gaúcha reúne atrativos de regiões brasileiras e de vários continentes 13/11/2013 às 11:10
Show 1
A feira recebeu um grande número de agentes de viagens do Brasil e exterior
Rogério Pina * ---

Há 25 anos duas amigas criaram um festival de turismo em uma pequena cidade na Serra Gaúcha. Marta Rossi e Silvia Zorzanello, as visionárias, acreditavam que o Sul do Brasil merecia um evento que reunisse os atrativos daquela região, além daqueles de países próximos, e também tinham como meta incluir a cidade de Gramado no roteiro de eventos ligados ao turismo. Na última semana, com a edição 25, o Festival de Turismo de Gramado não contou com a participação da saudosa Silvia Zorzanello mas mostrou-se internacional, no bem equipado espaço de eventos Serra Park. Em 2013 foram 2.600 expositores, espalhados em 400 estandes – muitos destinos e serviços foram agregados por região – e contabilizados 14 mil visitantes em dois dias.

Dividido em palestras sobre vários temas e segmentos do turismo durante a manhã e feira de destinos e serviços, além de workshops e capacitação de agentes de viagens, à tarde até o início da noite, o 25º Festuris reuniu também marcas e nomes significativos da indústria turística do Brasil e de países das Américas, Europa e Ásia.

As palestras, workshops e capacitações focaram em temas como a renovação do trabalho das agências de viagens, os destinos exóticos, o turismo sustentável, a hotelaria de luxo, o ecoturismo, a utilização das mídias sociais, o turismo GLS, entre outros.

Já o segmento feira contou com a participação de Estados e regiões turísticas brasileiras – do Pará a Sergipe, passando por Pernambuco, Bahia, a Costa Verde do Rio de Janeiro e o circuito enoturístico do Rio Grande do Sul , entre muitos.

No setor internacional, a forte presença de países da América Latina e destinos consagrados nos Estados Unidos como Orlando e Las Vegas. Além da estreia de Indonésia e África do Sul, contou com a participação da região do Veneto, na Itália, com atrativos como campos de golfe. Ainda as aéreas parceiras de todos os tempos, como TAP, TAM e Gol; as aéreas que compõem a Star Alliance; e novas, como Etihad Airways, companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos, com sede em Abu Dhabi.

A CVC aproveitou para anunciar pacotes, enquanto a Rede Tropical Resorts divulgou o seu réveillon e a estrutura hoteleira oferecida em Manaus, João Pessoa (PB) e Porto Seguro (BA).

Mais cases da feira
No segmento acessibilidade, um dos destaques foi a apresentação da Mamuth, estrutura desenvolvida e produzida pela empresa gaúcha Ortobras para embarque acessível em aeroportos. Entre outras novidades no segmento para cadeirantes, foram apresentadas soluções até mesmo para a prática de kite surfe e Stand Up Paddle, com uma estrutura que pode ser acoplada a uma prancha.

Este ano a sustentabilidade foi o tema do Festuris, com o anúncio de que o evento pretende ser totalmente sustentável já em sua próxima edição, marcada para o início de novembro de 2014.

* O jornalista viajou a convite da organização do evento

Publicidade
Publicidade