Publicidade
Entretenimento
Abertura do Festival de Parintins

Festival Folclórico de Parintins abre nesta quarta-feira

A 48ª edição da festa será aberta com a apresentação de quadrilhas bem no clima caipira, também sem esquecer dos bumbás mirins que irão participar 19/06/2013 às 09:18
Show 1
Brincantes ensaiam para fazer bonito diante de moradores e visitantes. A quadrilha os Tapuios na Roça é a primeira a se apresentar, hoje, seguida de As Fofinhas, os Caipiras na Roça e Fogueira na Roça
Jonas Santos ---

O 48º Festival Folclórico de Parintins começa hoje(19), às 20h, com a apresentação das quadrilhas caipiras e bumbás mirins, na praça dos bois, no lado azul do boi Caprichoso. A prefeitura montou lanches de arquibancadas e palco, sistema de sonorização e toda a infraestrutura para o desfile dos grupos folclóricos. A disputa acontecerá até o domingo, dia 23 de junho.

A programação de hoje inicia às 20h, com a apresentação da quadrilha os Tapuios na Roça, seguido de As Fofinhas, os Caipiras na Roça e Fogueira na Roça. No dia 20 será a vez  dos grupos Filhos de Hippies, Dança Portuguesa e Originais do Folclore. Nesta noite haverá, ainda, a apresentação da quadrilha da Melhor Idade, do Centro do Idoso.

Na sexta-feira, dia 21, a noitada começa com participação especial das quadrilhas da Melhor Idade dos Centros dos Idosos. Na sequência, a disputa dá início à Chave “C” com os grupos juninos Festança na Roça, Camponeses na Roça, Os Mexicanos na Roça e Fogo na Roça. A programação das quadrilhas seguirá até o sábado, com os brincantes da Dança Parintintin, Os Cawboys na Roça e Discípulos de Shaolin.

No domingo a festa é da criançada. Os boizinhos Tupy, Mineirinho e Estrelinha disputam mais um festival, a partir das 17h30, com itens e brincantes mirins. O prêmio deste ano, ofertado pela prefeitura, é de R$ 10 mil para o boi campeão. Ontem, artistas do boi Estrelinha trabalhavam no galpão para finalizar as alegorias do boizinho.

Segundo Jocifran Ramos, presidente do Estrelinha, mais de 300 crianças irão se apresentar defendendo a agremiação. A grande disputa dos bumbás Garantido e Caprichoso acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de junho.

Até os anos 90, as quadrilhas e bois mirins se apresentavam na mesma programação dos bois tradicionais de Parintins. Depois, esses grupos passaram a desfilar separadamente devido o pouco interesse do público, e tiveram que procurar o espaço da praça dos bois para continuar suas exibições.

Palcos alternativos

A prefeitura também anunciou o funcionamento dos palcos alternativos para a semana de pico do festival de Parintins. Cinco locais irão movimentar a Ilha com música ao vivo. Os palcos serão montados no Chapão, na Praça da Liberdade, Praça Digital, balneário Canta Galo e no Comunas Bar. No intervalo de apresentação de uma banda e outra haverá a apresentação de DJs da cidade.

Publicidade
Publicidade