Quinta-feira, 25 de Abril de 2019
publicidade
joanna_0E924E3E-4265-466A-80D4-C9237C51B52D.jpg
publicidade
publicidade

PROGRAMAÇÃO

Festival 'Música na Estrada' volta a Manaus com novo show da cantora Joanna

Oitava edição do evento acontece na capital amazonense entre os dias 21 e 24 de março


12/03/2019 às 15:55

Realizado em quatro capitais do Norte, o festival “Música na Estrada” desembarca mais uma vez em Manaus entre os dias 21 e 24 de março, quando a cidade receberá uma intensa programação de apresentações líricas e de dança, além de masterclasses e oficinas gratuitas.

A música popular também terá espaço garantido na agenda: um dos destaques da oitava edição do projeto é a cantora Joanna, que comemora 40 anos de carreira. Ela se apresenta no Teatro Amazonas, no dia 22, com o show “De volta ao começo”, marco da volta da diva da MPB aos palcos. No repertório, estarão pérolas como “Espelho”, “Descaminhos”, “Vertigem” e “Mensagem para você”, incluindo clássicos de Milton Nascimento, Chico Buarque, Cazuza e Gonzaguinha.

Já no dia 23, o Teatro Amazonas recebe a companhia paulista Cisne Negro, que apresentará o espetáculo de dança-teatro “Sra. Margareth”, uma adaptação do premiado coreógrafo israelense Barak Marshall. Nesse mesmo dia, o Corpo de Dança do Amazonas (CDA) apresenta “Mata”, de Clébio Oliveira, que traz uma reflexão a respeito do sentimento de pertencimento social. Antes disso, no dia 22, os dois grupos participam de uma vivência conjunta sobre linguagem contemporânea.

O diretor do “Música na Estrada”, Fernando Ramos, destaca o quanto o festival tem em seu DNA o incentivo ao intercâmbio artístico. “A gente observa que as capitais do Norte, dadas as suas condições geográficas, muitas vezes ficam desconectadas da vivência cultural de outras regiões do País. Os artistas que participam desses intercâmbios ficam bem entusiasmados com essa oportunidade porque sabem que estão criando novos laços e conexões”, diz.

“Gostamos do encontro inédito, diferenciado”, completa Ramos, lembrando da apresentação que o violonista Yamandu Costa fez em Manaus, no festival de 2016. Na época, o artista pôde trocar experiências com cerca de 200 estudantes de violão da cidade.

“Queremos aproximar o artista do público e desmistificar a ida ao teatro. O fato de o projeto abrir suas portas e oferecer atividades gratuitas também provoca no público uma vontade de assumir a programação como propriedade dele. Vemos isso pelas reações nas redes sociais”, conta.

Música clássica

Outro ponto alto do festival é a programação lírica no Teatro Amazonas, destinada a adultos e crianças. Essas apresentações vão se concentrar no dia 24 de março, com início às 11h, quando a Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) e o Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas apresentam as obras “Sinfonia dos Brinquedos”, de Edmund Angerer, e o “Carnaval dos Animais”, de Camille Saint-Saëns. Voltadas para os pequenos, as montagens terão regência do maestro Marcelo de Jesus.

publicidade

Ainda no dia 24, às 19h, a cantata cênica “Carmina Burana”, de Carl Orff, será apresentada pela Amazonas Filarmônica, sob regência do maestro Luiz Fernando Malheiro. Sucesso de público até hoje, a obra é baseada numa coletânea de escritos medievais que reúne textos sobre amor, sorte e azar, a primavera e bebidas.

A apresentação especial de “Carmina Burana” terá participação de três solistas convidados: o tenor gaúcho Flávio Leite, o premiado barítono carioca Inacio de Nonno e a soprano ítalo-brasileira Camila Titinger. Durante a passagem por Manaus, os cantores ainda realizam masterclasses nos dias 21, 22 e 23 de março, respectivamente.

A oitava edição do “Música na Estrada” é uma realização da Kommitment Produções Artísticas e tem patrocínio da Caixa Seguradora, por meio da Lei Rouanet, além de parceria no Amazonas com a Secretaria de Cultura (SEC). A programação completa pode ser conferida no site http://musicanaestrada.art.br.

Serviço

o quê: Show “De volta ao começo”, com Joanna
quando: Dia 22 de março, às 20h
onde: Teatro Amazonas, Centro
quanto: Gratuito

o quê: Espetáculos de dança “Mata” e “Sra. Margareth”
quando: Dia 23 de março, às 20h
onde: Teatro Amazonas
quanto: Gratuito

o quê: “Sinfonia dos Brinquedos” e “Carnaval dos Animais”
quando: Dia 24 de março, às 11h
onde: Teatro Amazonas
quanto: Gratuito

o quê: “Carmina Burana”, de Carl Orff
quando: Dia 24 de março, às 19h
onde: Teatro Amazonas
quanto: Gratuito

publicidade
publicidade
Teatro Amazonas é uma das 15 mais belas casas de ópera do mundo, diz Vogue
Com 4 faixas, 'Virtual' é o novo EP da cantora amazonense Kely Guimarães
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.