Publicidade
Entretenimento
Vida

Festival Natalino de Corais no Amazonas chega à sexta edição

Seis grupos vocais de Manaus participam de apresentação no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, neste domingo (29), às 19h30 27/11/2015 às 17:32
Show 1
Canções natalinas marcam apresentação, com encenação de encerramento com a participação de filhos, netos e familiares de coralistas
Jony Clay Borges Manaus (AM)

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida será palco de mais uma edição do Festival Natalino de Corais no Amazonas, neste domingo (29), a partir das 19h30. A apresentação terá seis gupos vocais de Manaus, entre eles o Coral João Gomes Júnior, que realiza o festival desde 2010. A entrada é gratuita.

O festival terá a participação do Coral João Gomes Júnior, sob regência e direção artística de Moisés Rodrigues; o Coro do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, anfitrião do encontro, dirigido pelo maestro Ailton de Freitas; o Coral da Rede Amazônica, sob direção de Moisés Rodrigues; o Coral Vozes da Associação dos Economiários Aposentados do Amazonas AEA/AM - Caixa Econômica Federal, dirigida por Marcelo Leite Bargas; o Coral da Igreja de São Sebastião, sob direção do Frei Fulgêncio Monacelli; e o Coral CMM da Câmara Municipal de Manaus, dirigido por Moisés Rodrigues.

O espetáculo contará ainda com performances dos cantores líricos, a soprano Isabelle Sabrié, o tenor José Humberto Vieira e o barítono Pedro Amorim – este um dos fundadores e 1º solista do Coral João Gomes Júnior.

Repertório natalino
A exemplo dos anos anteriores, o repertório será inteiramente dedicado a músicas natalinas, dentre canções tradicionais e clássicas, e sucessos de artistas do Brasil e de outros países. Estão na lista, entre outros, “Natal todo dia”, do Roupa Nova; “Boas festas”, de Assis Valente; “Então é Natal [Happy Christmas (War is over)]’, de John Lennon; “Aleluia”, de George Frederic Handel; além das tradicionais “Natal Branco” e “Noite feliz”. Cada grupo apresentará duas músicas.

Também como em outras edições, o trecho de encerramento terá uma pequena encenação com a participação de diversas crianças, entre filhos, netos e familiares de coralistas. Vestidos de pastores, pastoras, anjos e outros personagens, eles se unirão aos cantores na formação de um grande presépio natalino.

Vozes reunidas
Esta é a sexta edição do Festival Natalino de Corais no Amazonas. O encontro foi criado por iniciativa do Coral João Gomes Júnior busca reunir os talentos de grupos vocais num grande espetáculo em torno da temática do Natal. “Veio daquela vontade nossa de reunir os corais da cidade”, declara Cleomar Feitoza, integrante fundadora do coral amazonense.

A primeira edição, lembra Cleomar, teve um total de nove grupos, todos entoando clássicos do período natalino. “Sempre fazemos só canções de Natal”, assevera. O primeiro festival aconteceu ainda num 1º Domingo do Advento, data que marca o início do Ano Litúrgico, e as edições seguintes passaram a ser realizadas no 1º Domingo do Advento de cada ano.

Temporada
A apresentação do João Gomes Júnior no Festival Natalino de Corais no Amazonas faz parte da temporada comemorativa do coral pelos seus 60 anos, que iniciou no último mês de julho e segue até o mesmo mês no ano que vem.

Ainda este ano, o grupo tem apresentações já confirmadas no Manaus Plaza Shopping, no dia 9, às 19h; na Cantata Natalina do CMEI Madre Elísia, na Igreja de São Raimundo, no dia 11, às 17h; na Igreja de N.S. de Nazaré em Manacapuru, no dia 13, às 19h; na Livraria Paulinas (Centro), no dia 19, às 11h; e na Igreja de N.S. de Lourdes (Parque 10), no dia 20, às 19h.

Depois do Natal, o Coral deve se apresentar ainda no encerramento do Mês da Imaculada Conceição, na Catedral Metropolitana, no dia 27, às 10h45; e na Igreja de São Raimundo, no mesmo dia, às 19h.

Trajetória
Fundado em 19 de março de 1956, o João Gomes Júnior é o mais antigo coral independente de Manaus. O grupo foi criado por iniciativa do maestro Nivaldo Santiago, durante uma reunião na igreja matriz de N.S. da Conceição, em março de 1956.

A primeira apresentação do coral aconteceu no dia 13 de junho daquele ano, no Teatro Amazonas. Desde lá, o João Gomes Júnior se tornou uma presença comum em diversos eventos e solenidades da sociedade manauense.


SERVIÇO
o que é
6º Festival Natalino de Corais no Amazonas

onde
Santuário de Nossa Senhora Aparecida, rua Comendador Alexandre Amorim, 341, bairro de Aparecida

quando
Domingo, dia 29, às 19h30

quanto
Entrada gratuita 

Publicidade
Publicidade