Publicidade
Entretenimento
Vida

Figueiredo na folia: Carnachoeira terá quatro dias de festa

Primeiro grnde evento do calendário da cidade vai atrair cerca de 20 mil pessoas a cada dia 07/02/2013 às 08:51
Show 1
Carvaval vai acontecer em quatro pontos de Figueiredo
a crítica Manaus, AM

Já está tudo pronto para o tradicional Carnaval de rua de Presidente Figueiredo, município a pouco mais de 100 quilômetros de Manaus. Durante a famosa quadra momesca, de 9 a 12 de fevereiro, o Carnachoeira 2013 promete reunir cerca de 20 mil de foliões e turistas de várias partes do Estado para curtir uma programação que inclui vários ritmos e atrações locais e regionais.

O Carnaval vai acontecer em quatro pontos da cidade: na Corredeira do Urubuí (apenas pela manhã e à tarde), na Praça da Cultura (à noite), e pela primeira vez na Vila de Balbina e na Vila do Pitinga. A festa começa neste sábado, dia 9, a partir das 11h, na Corredeira do Urubuí, com as bandas Garotos do Forró, Vai Garotão, Meu Xodó e Cuka Fresca.

Outras atrações confirmadas no Carnachoeira 2013 são: Feras do Forró, Meu Xodó, Toinho Forró Show, Bagaceiros do Forró, Eraldo Bandeira, Official 80, Ases do Pagode, Eduardo Dornellas, Embalasamba e 100% Abusado.

“Para a edição deste ano estamos dando a oportunidade para novas bandas e artistas do município divulgarem o seu trabalho e, também, trazendo grandes bandas da região. Outro diferencial será a presença da Bateria Show da Mocidade Independente de Aparecida, fazendo deste Carnaval uma grande festa”, declarou o secretário municipal de Cultura e Eventos, Jeconias Santos.

BLOCOS VÃO ÀS RUAS

O tradicional desfile dos blocos de rua, que acontece no domingo, dia 10, a partir das 18h, com concentração na Praça das Torres, este ano receberá um reforço. No total serão 12 no grupo principal, quatro no grupo de acesso e um bloco do turista.

Para participar, cada grupo já realizou sua inscrição, conforme regulamento do evento, apresentando, também, sua rainha oficial, que concorrerá ao posto de Rainha do Carnachoeira 2013. Os blocos serão avaliados por um júri de fora, que terá como critério os seguintes itens: organização, alegria, desfile em conjunto e porta-estandarte. Serão premiados (com troféu) o 1º, 2º e 3º lugares do grupo principal; e o 1 e o 2º lugar do grupo de acesso.

SOLIDARIEDADE

Cumprindo o papel social do evento, os blocos inscritos também fizeram doação de alimentos não perecíveis. “Foi determinado 80 kg para o ‘grupo principal’ e 40 kg para o ‘grupo de acesso’. A estimativa é que seja arrecadado quase uma tonelada de alimentos, que serão repassados à Secretaria de Assistência Social, para distribuição a famílias que fazem parte dos programas desenvolvidos pela secretaria”, informou Jeconias Santos.

Mas toda a alegria da festa também tem um objetivo maior para Figueiredo: atrair turistas e movimentar a economia do município. “Esta é a primeira grande festa do município de Presidente Figueiredo este ano. Ela marca o início de uma nova gestão e reafirma o compromisso da prefeitura em gerar emprego e renda para o município, com desenvolvimento regional e incentivo ao turismo, por meio da promoção da cultura e do entretenimento.

Serviço

o que é: Carnachoeira 2013

onde: Vários pontos de Presidente Figueiredo (a 107 km de Manaus)

quando: De sábado, dia 9, a terça-feira, dia 12

Publicidade
Publicidade