Domingo, 19 de Maio de 2019
Música

Filarmônica apresenta 'Concertos para Juventude' neste domingo (31)

Com entrada gratuita, série de espetáculos é voltada para todas as idades e visa aproximar a orquestra do público



Filarmonica9_D867AE14-9FF2-4A46-B585-7FD406757F47.jpg
Sob a regência do maestro Otávio Simões, o programa do concerto contará com sete obras de lugares diferentes do mundo (Michael Dantas/SEC)
29/03/2019 às 20:25

A Amazonas Filarmônica apresenta, neste domingo, às 11h, no Teatro Amazonas, mais uma edição do projeto “Concertos para a Juventude”. Sob a regência do maestro Otávio Simões, o programa do concerto contará com sete obras de lugares diferentes do mundo. A entrada é gratuita.

"A ideia desses encontros é aproximar a orquestra do público. A luz do teatro vai estar acesa, os músicos não vão estar de uniforme, vamos conversar, falar um pouco da orquestra, será um bate-papo informal, que faremos em alguns domingos ao longo desse ano, e que é um modelo que existiu em várias cidades do mundo. Em Boston se fazia isso nos anos 60, no Brasil em São Paulo, nos anos 70 e 80 com maestro Eleazar de Carvalho, e esse diálogo é muito saudável e faz, por exemplo, crianças escolherem a profissão 'Eu quero ser músico, quero tocar aquele instrumento ali'. Isso causa um impacto em crianças e jovens que às vezes a gente nem imagina", explica Simões. 

No programa, sete obras da Itália, França, Alemanha, Rússia, Estados Unidos e Brasil: a abertura da ópera "O Barbeiro de Sevilha" (Rossini); abertura do “Festival Acadêmico”, op. 80, de Brahms; Inverno, de "As Quatro Estações" - 1º movimento (solo: Nikolay Mutafchiev), de Vivaldi; abertura da ópera "Carmen", de Bizet; excerto da "Abertura-fantasia Romeu & Julieta", de Tchaikovsky; “Stars and Stripes Forever”, de John Philip Sousa; e “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso. 

"O espetáculo não é só para crianças e jovens mas para todas as idades, para gente que está habituada a ir a concertos e acaba aprendendo coisas que nunca soube; para quem nunca pisou num teatro... enfim, esse projeto de Concertos para Juventude é muito especial e a gente está fazendo com um carinho enorme. A cada apresentação são repertórios diferentes e escolhemos obras bem brilhantes, que mostram a qualidade da nossa grande Amazonas Filarmônica" .

 

Serviço

O quê: Concertos para a Juventude com a orquestra Amazonas Filarmônica

Quando: Domingo, 30 de março, às 11h

Onde: Teatro Amazonas

Quanto: Acesso gratuito

Classificação: Livre

 

*Com informações da SEC


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.