Segunda-feira, 23 de Setembro de 2019
CINEMA

Filme 'Aquela estrada' será exibido no festival Curta Kinoforum de São Paulo

Curta do amazonense Rafael Ramos conta a história de um jovem que embarca numa viagem pela estrada



16/07/2017 às 03:07

O filme “Aquela estrada”, do diretor amazonense Rafael Ramos, está entre os selecionados da 28ª Mostra Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo (Curta Kinoforum), que acontece entre agosto e setembro na capital paulista. Produzida pelo coletivo Artrupe, a obra será exibida na Mostra Brasil em data ainda a ser divulgada.

O diretor comemorou a notícia, recebida por e-mail durante a última semana: “Esse é um dos principais festivais do País, então é um reconhecimento e tanto ter o ‘Aquela estrada’ participando de um evento onde circulam obras importantes do cenário nacional e internacional. Acaba sendo um panorama do que está rolando no mundo”. 

“Aquela Estrada” é um road movie que conta a história de Omar (Danilo Reis), que desiste de ir a uma entrevista de emprego em Manaus e embarca numa viagem pela estrada com pessoas desconhecidas. “Eu sempre pensei no filme como forma de falar da minha relação com a estrada daqui. Essa falta de conexão que existe com o resto do Brasil, acho que criou na gente uma relação bem particular com ela”, afirma Ramos.

Desde que estreou, há pouco mais de um ano, o novo filme de Rafael Ramos foi exibido em diversos festivais brasileiros, como o Curta Taquary e o Recifest (Recife), For Rainbow (Fortaleza), Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, Mostra Audiovisual de Sexualidades e Afetos de Vitória, Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás e Rio Festival de Gênero & Sexualidade no Cinema. Outro destaque na carreira do curta, desta vez fora do País, foi a passagem pelo Toronto Queer Film Festival.

E a participação do filme em vários festivais que dão visibilidade às questões de gênero e sexualidade seria mera coincidência? “Quando propus contar sobre jovens na estrada, era porque para mim eles representam a mistura louca de sensações que a estrada reflete. Então, o filme quer gerar uma experiência, e acredito que nesse lugar o filme atinja essas questões de sexualidade e gênero, não foi algo planejado”, completa o diretor.

Experiências

Rafael diz que, para qualquer diretor, poder exibir seus filmes para além do seu local de origem também contribui muito para o amadurecimento do cineasta e da obra. “Festivais e mostras são lugares de troca de conhecimento com o público comum e o especializado, que vão ter visões diferentes sobre meu trabalho. Ver filmes de outros cineastas também me ajuda a ter uma noção melhor do que fiz e como isso se articula com outros tipos de proposta”, conclui.

Equipe

Além de Danilo Reis, também fazem parte do elenco do curta Jéssica Amorim, Rafael César, Ana Oliveira, Victor Kaleb, Lary Yanni, Rosa Malagueta, Frank Kitzinger e Diego Bauer. “Aquela estrada” foi produzido com recursos de um edital da Prefeitura de Manaus.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.