Quarta-feira, 24 de Fevereiro de 2021
Cinema

Filmes do Amazonas são destaque na Mostra de Cinema de Tiradentes

‘Enterrado no quintal’, ‘O barco e o rio’ e ‘De costas pro rio’ integram o evento virtual, que vai acontecer de 22 a 30 de janeiro no site da mostra



1861000_7417DB91-1ED1-4C11-8961-AA97834412CC.jpg Cena do filme "Enterrado no Quintal", baseado no conto do escritor Diego Moraes (Foto: Larissa Martins/Divulgação)
18/01/2021 às 13:06

Três filmes amazonenses – “Enterrado no quintal”, “O barco e o rio” e “De costas pro rio” – foram selecionados para integrar a programação da 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que vai acontecer de 22 a 30 de janeiro, em formato virtual e gratuito. O evento tem como proposta difundir as diversas linguagens cinematográficas de todas as regiões do País. As produções vão ser disponibilizadas ao público por meio do site www.mostratiradentes.com.br. Ao todo, 79 curtas-metragens de 19 estados brasileiros participam da mostra.

Baseado no conto homônimo de Diego Moraes, “Enterrado no Quintal”, dirigido por Diego Bauer, estreará na mostra no dia 23, às 00h (horário de Brasília). O curta participa da Mostra Panorama. O filme conta a história de Isabela, uma jovem que tem enterrado um revólver como uma promessa para um dia se vingar do padrasto, que agredia a sua mãe. Certo dia, ela parte em busca de sua vingança.



“’Enterrado no quintal’ é um filme sem nenhum dinheiro, apenas investimento próprio. Sempre confiei muito na qualidade do texto do Diego Moraes, sabia que era um material que entregaria elementos capazes de formar um bom filme, mas quando produzimos as coisas sem dinheiro, todos precisam se reinventar, e principalmente confiar muito na ideia. Fico feliz de ter tido uma equipe incrível, e por contar com uma atriz extraordinária, que é a Isabela Catão”, declara Diego.

O curta “O barco e o rio” retrata a história de duas irmãs, Josi e Vera, que vivem em mundos completamente diferentes, mas que precisam conviver, pois cuidam de um barco, que é uma herança familiar, na zona portuária de Manaus. Na obra, as irmãs discutem sobre como cuidar da embarcação e como viver a vida. A produção, que é dirigida por Bernardo Ale Abinader, estreia no dia 23 às 00h (horário de Brasília) e integra a programação da Mostra Praça.

O filme foi premiado com cinco Kikitos no 48º Festival de Gramado, que aconteceu no ano passado. “Estamos muito felizes em estar na Mostra Tiradentes. Sempre foi um sonho. E também estamos felizes por ter outros curtas amazonenses dentro do festival. É muito empolgante ver o nosso cinema ser reconhecido e marcando presença nos principais festivais brasileiros”, celebra Abinader.

O filme “De costas pro rio” é dirigido por Felipe Aufiero e participa da Mostra Foco. Trata-se de uma ficção que mistura alguns elementos dos gêneros documentário e fantástico para refletir sobre a cidade que nega o seu lado amazônico e sua natureza, e que acaba valorizando apenas o urbano, o estrangeiro – aquilo que vem de fora. A trama, que estreia no dia 26 às 22h (horário de Brasília) retrata a missão do personagem Pietro, que, informado por um espírito da floresta, busca evitar que Manaus seja destruída por uma cobra grande que dorme nos subterrâneos da região.

“Ficamos muito felizes com a seleção, ainda mais por ser um filme feito sem recursos públicos, apenas com a parceria dos profissionais e de amigos. É muito bom que o filme esteja sendo exibido em um ano tão difícil com a pandemia e a paralisação dos incentivos ao Cinema pelo governo federal. E o fato de ter vários filmes amazonenses sendo exibidos também mostra a qualidade da produção do estado que está crescendo, mesmo com incentivos irregulares por parte do poder público”, dialoga Felipe.

Saiba +

A 24ª edição da mostra vem sob o tema “Vertentes da Criação” e homenageia a multiartista e cineasta Paula Gaitán. Ao longo de nove dias de evento será oferecida uma programação, disponível no site da mostra, que inclui a exibição de mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, homenagem, realização do 24º Seminário do Cinema Brasileiro – composto por debates, mesas temáticas, diálogos audiovisuais, além da série “Encontro com os filmes”, que reúne anualmente críticos de cinema, acadêmicos, pesquisadores, diretores, profissionais do audiovisual, imprensa e público.

Subeditora de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.