Publicidade
Entretenimento
Vida

Folia: Bloco do Frei lança álbum comemorativo

Lançamento do disco  “Bloco do Frei” será  neste sábado, às 19h, na rua Frei José dos Inocentes, Centro 30/01/2013 às 08:52
Show 1
A folia, que vai às ruas na Terça de Carnaval, terá como tema 'Amigos da luta na ilha do calor'
Rafael Seixas Manaus, AM

Muitos artistas de renome da cidade festejam o Carnaval participando do Bloco do Frei, que sai no dia 12 de fevereiro pelas imediações da rua Frei José dos Inocentes, localizada no Centro Histórico de Manaus. Neste sábado, às 19h, no logradouro, em frente ao boteco do Zé (n° 150), ocorre o lançamento do disco “Bloco do Frei”, que reúne as marchinhas que agitaram os três anos da festa momesca.

Ao todo, o CD conta com três faixas: “Do frei ao rei (ou vice - versa)” (2011), “Não derruba que o bloco é nosso” (2012) e “Amigos da luta na ilha do calor” (2013). A marchinha deste ano é de autoria de Regina Melo e Paulo Góes, que também assina a produção do álbum junto de Irlan Rossi, e presta uma homenagem aos professores de artes marciais Daniel e Angel, que desenvolvem um projeto social na comunidade.

“Todas as crianças daqui estão nessa escola de artes marciais. Ela é uma opção de lazer, de encontro e fez muito bem para a comunidade. Essa casa onde a escola funciona foi incendiada, estava abandonada pela família e eles (Daniel e Angel) decidiram abrir essa academia, que é ao céu aberto, pois não tem teto”, informou Nonato Tavares, um dos responsáveis pelo evento e diretor da Companhia de Teatro Vitória Régia.

Homenagem

A ideia de produzir o CD com as músicas do Bloco do Frei partiu da necessidade de registrar um pouco do que a Companhia Vitória Régia, com o apoio dos moradores da comunidade do Centro Antigo de Manaus, vem realizando ao longo desses três anos de sua instalação na rua Frei José dos Inocentes, conforme contou Paulo Góes, produtor do disco.

A escritora Regina Melo, também moradora do Centro Antigo de Manaus, explicou que, aos poucos, muitos moradores da comunidade estão se sensibilizando para fazer algo por esse local que representa a história da cidade de Manaus. “Aqui nasceu o primeiro bairro da cidade, o bairro de São Vicente de Fora, que tinha o nome do santo venerado em Portugal”, recorda.

Bonecões

Além das marchinhas, outro atrativo do lançamento do CD serão os marotes (grandes bonecos) que representam as figuras da comunidade, como Nazinha, Dona Chiquinha, Seu Zé, Tita e, claro, o frei José.

Para Tavares, também autor dos marotes que fazem a alegria da garotada e dos participantes da festa, “o importante disso tudo é que a comunidade, além de participar dos eventos realizados na rua Frei José, vem se tornando parceira dos projetos para a melhoria das condições em que hoje se encontra o Centro Antigo de Manaus”. Ano passado, o Centro Histórico de Manaus foi tombado como patrimônio nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Serviço

o que é:  Lançamento do CD “Bloco do Frei”

onde: Rua Frei José dos Inocentes, em frente ao boteco do Zé (n° 150)

quando: Neste sábado, a partir das 19h

quanto: Entrada franca

 

Publicidade
Publicidade