Publicidade
Entretenimento
Carnaval 2017

Folia no ar: Rádio e TV A Crítica lançam programação especial no período momesco

Calendário de bandas e preparativos de agremiações para o Carnaval serão tema de coberturas e atrações especiais nos veículos da Rede Calderaro de Comunicação (RCC) 15/01/2017 às 05:00
Show portal1
Equipe da TV A Crítica realizou no início do ano gravações dos videoclipes das oito escolas do Grupo Especial de Manaus; material vai ao ar a partir do dia 21, sábado (Foto: Antonio Lima)
Jony Clay Borges Manaus (AM)

O Carnaval que já começa a agitar as ruas está prestes a invadir também a tela da tevê e as ondas do rádio. É que a TV A Crítica e a Rádio A Crítica FM lançam programação especial para colocar telespectadores e ouvintes no clima da folia.

Ao longo da temporada momesca, os veículos da Rede Calderaro de Comunicação (RCC) – atual detentora dos direitos de transmissão do desfile das agremiações do Grupo Especial do Carnaval de Manaus – farão coberturas e programas especiais enfocando os preparativos para os desfiles das escolas de samba e o agito dos principais blocos, bailes e bandas da cidade.

Nas telas
No dia 21, sábado, a TV A Crítica começa a exibir o Central da Folia, que irá destacar as escolas do Grupo Especial, seus preparativos nas quadras e nas comunidades, e a agenda de eventos carnavalescos na cidade. No estúdio, os apresentadores André Ricardo e Carol Queiroz receberão integrantes das agremiações e blocos, e farão links diretos com a repórter Júlia Magalhães a partir de vários pontos da cidade.

Na primeira edição, representantes de todas as escolas estarão reunidos no estúdio para o lançamento da atração. Em cada uma das quatro edições seguintes, duas escolas levam seus foliões, passistas e intérpretes ao estúdio e serão tema de links e matérias especiais. O programa tem direção de Kid Mahall e irá ao ar todo sábado, a partir do dia 21, sempre das 11h às 13h.

E a festa não fica restrita ao Central da Folia: todos os programas da TV A Crítica entrarão no clima momesco a partir do dia 21. “O ‘Magazine’ vai às escolas mostrar os personagens que fazem o Carnaval, o ‘Alô Amazonas’ vai enfocar o envolvimento das comunidades nos preparativos, os telejornais vão trazer notícias e curiosidades. Vamos repercutir em todos os programas”, adianta Gisele São Thiago, diretora de programação da emissora.


Gravações dos videoclipes das escolas de samba do Grupo Especial aconteceram no Teatro Manauara, ao longo de dois dias (Foto: Antonio Lima)

Videoclipes e transmissão
Outro destaque da temporada momesca na emissora são os videoclipes das oito agremiações do Grupo Especial do Carnaval de Manaus. Com um minuto cada, os vídeos com passistas, intérpretes, ritmistas e foliões foram produzidos a partir de gravações feitas pela equipe da emissora ao longo de dois dias, no Teatro Manauara. O material será exibido regularmente nos intervalos entre os programas, também a partir do dia 21.

Ponto alto da programação, a transmissão dos desfiles do Grupo Especial, a ser realizada no dia 25 de fevereiro, sábado, seguirá o formato do ano passado, bastante elogiado pelo público, com cabine de transmissão direto da avenida – a jornalista Daniela Assayag é um dos nomes confirmados no posto – e a Central da Folia acompanhando a festa numa cabine de vidro.

“Estamos nos preparando em termos de estrutura, melhorando o que for possível e trazendo novidades também”, antecipa Gisele.

Alegria no rádio
Na Rádio A Crítica FM, a folia já está no ar com o “A Crítica na Folia”. Lançado no sábado, dia 13, o projeto tem como destaque um programa capitaneado pelo locutor Rildo Alves, todo sábado, das 16h às 18h. A atração vai trazer a agenda de bailes, blocos e bandas de Carnaval parceiras da RCC, além de bastidores e bate-papos com comunitários e foliões nos redutos das escolas do Grupo Especial.

Durante a semana, a emissora fará ainda transmissões diárias de ensaios e preparativos das escolas de samba para os desfiles na avenida. O projeto culmina no dia dos desfiles no Sambódromo, com um dia inteiro de programação enfocando a expectativa nas comunidades e os últimos preparativos das escolas, seguida da transmissão ao vivo dos desfiles do Sambódromo, do início ao fim.

“É o segundo ano em que a Rádio traz o projeto, e vamos repetir a dose com o mesmo empenho, dedicação e equipamento de ponta”, destaca Camila Caetano, diretora comercial da Rádio A Crítica FM.

Outras telas
Além da TV A Crítica e da Rádio A Crítica FM, a RCC vai disponibilizar conteúdo exclusivo da programação de Carnaval no canal por assinatura A Crítica Mais e na plataforma digital A Crítica Play.

No A Crítica Mais – disponível no canal 188, NET – a programação será incrementada com a reexibição dos programas de Carnaval, logo após a exibição no TV A Crítica, além de reprises de especiais e outras atrações temáticas exibidas pela emissora no ano passado.

Plataforma digital para mobiles da RCC, o A Crítica Play também terá conteúdo exclusivo da programação do Carnaval 2017. O aplicativo está disponível para smartphones e tablets.

“A ideia é que o público possa acompanhar todas as novidades do Carnaval onde quiser: na TV A Crítica, na Rádio A Crítica FM, no A Crítica Mais e no A Crítica Play”, resume Gisele.

Quem quiser ficar por dentro da folia agora já sabe: é só ficar ligado nos veículos da Rede Calderaro!


Central da Folia de volta

A partir do dia 21, o público pode visitar a Central da Folia em seu estande no Amazonas Shopping. O espaço terá expo de fantasias das escolas de samba do Grupo Especial, venda de ingressos para o Bloco Galo de Manaus 2017 e Bailinho Infantil do Tropical, e divulgação de outros eventos parceiros, entre eles o Bloco das Piranhas, a Banda da Bica e o Pirão AM. Nos finais de semana, o espaço terá ainda programação especial para a criançada.

Publicidade
Publicidade