Terça-feira, 18 de Maio de 2021
RECONHECIMENTO

Fotógrafa do AM vence concurso internacional com foto de mãe e filho

A foto premiada foi feita em dezembro de 2019, antes da pandemia do novo coronavírus. Anne Lucy Silva Barbosa foi destaque em duas categorias da premiação organizada pela Associação Internacional de Fotógrafos de Parto Profissionais



148943361_10225288588066253_889283191615314045_o_B87D01EA-293D-4D4E-8403-350C19D65EB3.jpg Foto: Anne Lucy Silva Barbosa
10/02/2021 às 17:17

A fotografa amazonense Anne Lucy Silva Barbosa, 35, foi a única brasileira que venceu o concurso o qual premia, anualmente, as melhores fotos de parto do mundo. Ela foi destaque em duas categorias da premiação organizada pela Associação Internacional de Fotógrafos de Parto Profissionais (IAPBP, na sigla em inglês) com a foto intitulada “The Greatest Love In The World” ou “O Maior Amor do Mundo”. O anúncio dos vencedores foi divulgado na última segunda-feira, 8 de fevereiro
 

As categorias em que a fotografa foi destaque são de escolha de jurados e de escolha dos membros da associação que são formados por fotógrafos de parto. Ao A Crítica, ela explica que a foto premiada foi feita em dezembro de 2019, antes da pandemia do novo coronavírus. A imagem trata-se de uma mulher que acaba de dar a luz ao filho.



“A foto premiada mostra a mãe que se chama Lourdiane com seu filho Arthas nos braços. A história da Lourdiane foi de muita força e superação. Ela escolheu a via de parto que queria trazer seu filho ao mundo e lutou muito para consegui-la. Ficou horas e horas em trabalho de parto, mas precisou de uma cesárea. E quando ela pôde finalmente ter seu filho nos braços, a emoção transbordou. Foi impossível não se emocionar junto”.

Anne Lucy Silva Barbosa conta que começou a fotografar em 2016, quando engravidou do primeiro filho, o Benjamin Gael. Quando se descobriu grávida, ela deixou o antigo emprego, época a qual foi presenteada com uma câmera semi-profissional pelo marido. A partir daí iniciou a paixão pela fotografia de partos.

“Então o que começou por hobby ainda durante a gravidez, se tornou profissão depois que o Benjamin nasceu. Quando descobri que estava grávida, comecei a pesquisar sobre as vias de parto que pretendia ter. Então conheci as fotos e vídeos de partos humanizados e me apaixonei. Sempre que via aquelas imagens me emocionavam e me tocavam profundamente. Por isso, decidi que era com aquele tipo de fotografia que queria trabalhar.”.

Foi em dezembro de 2017, que ela fotografou o primeiro parto. Desde então, ela contabiliza mais de 150 famílias registradas. “Fotografar partos significa viver de plantão, já que só quem sabe o dia que vai nascer é o bebê. Perdemos noites de sono, feriados, eventos de família... tudo para estarmos presente e registrarmos o dia mais importante de outras famílias”, ressaltou a fotógrafa.

Com mais de três anos de experiência, ela afirma que a premiação tem um grande significado para a carreira. “Esse prêmio é um reconhecimento maravilhoso por todo o trabalho e dedicação da qual nós nos propomos a oferecer”, destacou.

“Tudo isso só é possível graças a todas as famílias que acreditam e valorizam nossa profissão e entendem o tamanho do nosso amor e dedicação. Elas são as responsáveis por eu ter chegado até aqui e eu sou apaixonada pelo o que faço. Poder assistir um nascimento, a transformação de uma mãe e uma família é algo único e que me dá muita esperança”.

Quanto a pandemia, o último parto que a fotografa acompanhou foi no dia 17 de dezembro do ano passado, desde então, o trabalho foi paralisado por conta do aumento do número de casos de Covid-19 no Estado. Anne Lucy lamenta não poder registrar os momentos. “Nenhuma maternidade permitiu mais a nossa entrada para nossa segurança e segurança de famílias. Até então, estou sem retorno para voltar a fotografar. E eu sinto muito falta, mudou completamente a minha rotina”.

Para ter acesso ao trabalho da profissional da fotógrafa, ela disponibiliza o site: http://www.annelucyfotografia.com.br/ e o contato através do e-mail: annelucyfotografia@gmail.com.

Sobre o Concurso Anual

O concurso anual do IAPBP celebra a beleza do nascimento e a habilidade de fotógrafos de parto em todo o mundo em cinco categorias - trabalho de parto, parto, pós-parto, detalhes do nascimento e fresh 48, o qual consiste em registrar as primeiras 48 horas de vida do recém-nascido. Atualmente, a Associação Internacional de Fotógrafos de Parto Profissionais (http://www.birthphotographers.com) abrange mais de 1.100 membros em 52 países.

News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.