Domingo, 17 de Novembro de 2019
Vida

Fotógrafo amazonense apresenta seu Planopanorama feito em Brasília

A mostra de arte visual contemporânea do fotógrafo Jimmy Christian, “Arte na capital”, busca ressaltar a importância histórica e cultural de Brasília e sua relevância internacional como patrimônio cultural da humanidade



1.jpg Jimmy Christian é fotógrafo e arstista visual
06/04/2013 às 20:20

Depois das paisagens manauaras, Jimmy Christian aponta a câmera de seu celular para os cenários do Plano Piloto. Integrante da exposição coletiva “Arte na capital – Brasília 53 anos”, o fotógrafo e artista plástico amazonense levará à capital federal uma nova versão de seu projeto “Planopanorama”, que consiste em produzir registros panorâmicos a partir de um celular básico, sem maiores recursos. A mostra será inaugurada na terça-feira, dia 9, às 9h, na Galeria de Arte do Salão Nobre da Câmara dos Deputados, com a presença do presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves, e seguirá em exibição até o dia 28 deste mês.

Mostra de arte visual contemporânea, “Arte na capital” busca ressaltar a importância histórica e cultural de Brasília e sua relevância internacional como patrimônio cultural da humanidade. Além de Jimmy, a exibição tem a participação dos artistas plásticos Janduy Malta, pernambucano radicado em Brasília, e Júlia dos Santos Baptista, brasiliense. A seleção dos nomes foi feita por meio de edital.



Largas paisagens

Jimmy já expôs em Brasília em outras ocasiões – entre elas com a exibição invididual de fotografia “Remanso dos Quilombolas”, e a mostra coletiva de Land Art “Alagados”, ambas em 2011. Durante essas visitas, aproveitava para registrar a cidade. “Das vezes que fui expor lá nunca deixava de fotografar”, conta ele, que já fazia experimentos com a câmera simples dos aparelhos móveis.

“Era muito novo para mim fazer fotos com celular, diferente de tudo o que eu havia feito. Estava com um novo pique por eu ter saído da rotina da fotografia tradicional. E, como estava fotografando em planos panorâmicos, a cidade de Brasília se encaixou direitinho no projeto em que estava trabalhando, basicamente o Plano Piloto”.

O projeto original do “Planopanorama – Brasília” era composto de dez imagens, das quais quatro foram selecionadas para a exibição na Galeria de Arte do Salão Nobre da Câmara.

‘Jimmy no Jô’

Amigos e companheiros de Jimmy Christian lançaram esta semana, nas redes sociais, a campanha Jimmy no Jô, com o objetivo de levar o artista ao programa de entrevista de Jô Soares. “Estou achando tudo isso muito engraçado, mas pode dar certo, por isso eu apoio”.

Com exposições em vista em Manaus e no exterior (veja o Saiba Mais), Jimmy segue apostando em editais para produzir e difundir sua arte: “São oportunidades de as pessoas pelo menos verem o meu trabalho. Por mais que eu não ganhe, uma hora o trabalho será reconhecido e premiado”.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.