Publicidade
Entretenimento
PREPARAÇÃO

Fotógrafo lança livro sobre processo criativo da minissérie Dois Irmãos, da TV Globo

A obra também inclui série de textos, como entrevista com o amazonense Milton Hatoum, a visão da preparadora de atores Tiche Viana e depoimentos do elenco 09/01/2017 às 12:00 - Atualizado em 09/01/2017 às 15:59
Show 1181126
(Foto: Leandro Pagliaro)
Juan Gabriel Manaus (AM)

Com estreia marcada para esta segunda-feira, dia 9, a minissérie Dois Irmãos, baseada no livro homônimo do escritor amazonense Milton Hatoum, acaba de ganhar um complemento interessante para os fãs. O livro “Fotografias – O processo criativo dos atores de Dois Irmãos”, reúne mais de cem fotografias em preto e branco captadas pelas lentes do fotógrafo Leandro Pagliaro, nas quais mostram os atores em diversas etapas durante a preparação e composição dos personagens para o novo folhetim da TV Globo.

Lançado pela editora Bazar do Tempo, a obra chega as livrarias no próximo dia 17. Além das fotos, uma série de textos, como uma entrevista de Milton Hatoum, uma visão da preparadora de atores Tiche Viana, e depoimentos do elenco sobre o trabalho de imersão no processo criativo, constam no livro.

Leandro pode acompanhar o elenco ao longo dos três meses de ensaios em um rigoroso processo de preparação de atores feita pelo diretor Luiz Fernando Carvalho. Durante esse tempo, a presença frequente do fotógrafo nos bastidores acabou se tornado natural, a tal ponto em que alcançou certa “invisibilidade” ao transitar entre os espaços e atores. “No inicio eu era mais discreto e tentava ser o mais invisível possível. Aos poucos, conforme eles iam se encontrando no personagem, eu me aproximava cada vez mais. A câmera acabou se tornando um elemento do processo, um personagem que contracena”, conta Leandro.

Segundo o fotógrafo, a ideia de documentar a preparação surgiu de Luiz Fernando Carvalho. A proposta era realizar um ensaio fotográfico em movimento, mostrando as diversas etapas da composição dos personagens, que posteriormente deu vida ao livro. A parceria entre os dois, aliás, já vem de tempos. Leandro, que atuava como fotógrafo de moda, se juntou ao diretor a convite do próprio em 2012 para registrar os bastidores e a preparação dos atores para a serie Subúrbia. De lá pra cá, a parceria se estendeu a quadros, minisséries e até novelas como Meu Pedacinho de Chão e Velho Chico.

Processo de criaçãoO processo de criação do diretor é composto por diferentes etapas. Em um primeiro momento, Luiz Fernando Carvalho apresenta ao elenco as coordenadas estruturais dos temas que serão pesquisados. É feito então um trabalho com máscaras neutras, onde os atores se desprendem de expressões faciais e enfatizam o trabalho corporal. “É como se os atores se limpassem por completo de personagens antigos e virassem uma tela em branco”, explica o fotógrafo.

Em seguida, os atores assistem a seminários com pensadores e intelectuais que tragam inspiração e informação à equipe. Já na segunda etapa, o elenco passa a experimentar os personagens em um processo criativo que envolve uma série de oficinas práticas, onde se dá inicio a investigação, acessando a imaginação e a experiência sensorial através de jogos e técnicas. Durante a última etapa, os atores são caracterizados como seus personagens e vendados, começam a se relacionar armados apenas da imaginação. 

Sobre o autorLeandro Pagliaro é fotógrafo carioca e estudou publicidade, no Rio de Janeiro, e cinema, em Vancouver, Canadá. Trabalhou com fotografia de moda no Brasil e nos Estados Unidos (Los Angeles e Nova York).Desde 2012, colabora com Luiz Fernando Carvalho em séries de televisão (Subúrbia, Correio Feminino, Alexandre e Outros Heróis e Dois Irmãos) e novelas (Meu Pedacinho de Chão e Velho Chico). No cinema, fez a câmera de Não Pare na Pista. Fotografou editoriais para O Globo e FHM Denmark e diversos videoclipes.

A minissérie

Após dois anos de espera, Dois Irmãos finalmente vai ao ar nesta segunda-feira. Dividida em dez capítulos, a trama, com cenas gravadas em Manaus, terá como base a relação conflituosa dos gemêos Omar e Yaqub em um enredo cheio de emoções.

Publicidade
Publicidade