Terça-feira, 26 de Maio de 2020
ESCRITA DA LUZ

Fotógrafos de Manaus compartilham experiência no dia da 'oitava arte'

Dia Nacional da Fotografia é celebrado em todo o Brasil nesta quarta-feira, dia 8. O BEM VIVER conversou com os profissionais dos cliques



foto1_69E8985D-1FBE-4329-9CCE-66C3E06A69BB.JPG Foto: Caroline Lins
08/01/2020 às 09:50

Mais que um mero registro visual, para muitos a fotografia é uma expressão artística que não necessita de uma palavra sequer para se fazer entender. Não à toa, ganhou o status de 8ª arte no célebre manifesto escrito pelo teórico italiano Riccioto Canudo em 1912. Desde então, a fotografia se perpetuou de uma forma avassaladora a ponto de ganhar uma data especial para chamar de sua.

Nesta quarta-feira (8), é celebrado em todo o Brasil o Dia Nacional da Fotografia ou Dia do Fotógrafo. A data, considerada o dia da chegada da primeira câmera fotográfica no País em 1840, põe no centro dos flashs os entusiastas e profissionais da fotografia, bem como a arte em si. Por isso, o BEM VIVER conversou com alguns fotógrafos que se destacam em diferentes segmentos na capital amazonense para entender mais sobre essa paixão.

Fotojornalismo

Há cerca de doze anos, o fotógrafo Michell Mello usa as lentes de sua câmera para captar as principais notícias do dia. Com uma vasta experiência no fotojornalismo amazonense, o profissional revela que o amor pela fotografia o faz enxergar as tarefas do cotidiano com uma certa “visão poética”.

“Hoje em dia eu sinto uma certa responsabilidade, junto com a galera das antigas, porque acho o lado poético da foto o mais importante. Eu como fotojornalista procuro transmitir uma história contada através da imagem, levar ao mesmo a informação e a parte poética daquilo”, diz o fotógrafo que também ministra cursos, promove exposições e até uma premiação, o “Prêmio Monóculo de Imagem” para os destaques da terra.

Fotografia publicitária

Fotografia e publicidade sempre andaram lado a lado e foi por esse caminho que o fotógrafo Daniel Porto escolheu desbravar. Ele é um dos nomes por trás da Doppio Studio, pioneiro no segmento em Manaus. Segundo o profissional, a fotografia publicitária exige outro olhar, combinando técnica fotográfica com o trabalho de pós-produção, tendo a possibilidade de ousar mais na mensagem a se passar. 

“Conseguimos extrapolar limites e criar situações de acordo com a criatividade”, diz ele, que ressalta a acessibilidade da fotografia com o avanço da tecnologia. “Toda fotografia tem um grande valor e faz parte da nossa vida em sociedade, seja se expressando pelas redes sociais, noticiando algo, o poder da fotografia está nas mãos das pessoas”, diz.

Fotográfia artística

Extrapolar a imaginação. Esse parece ser o norte que guia o trabalho da fotógrafa Caroline Lins. Hoje, ela conta com cerca de 150 mil seguidores no Instagram que acompanham diariamente o trabalho da fotógrafa, que também mostra os bastidores dos ensaios e como utiliza a criatividade para incrementar suas produções.

A popularidade na Internet fez com que o trabalho de Caroline conquistasse fãs ilustres como os influenciadores Felipe Castanhari e Bruna Vieira. “É um trabalho duro, geralmente acham que é só tirar foto, mas você tem que ter um planejamento de carreira, saber de finanças, como tratar o cliente, além da questão técnica”, diz a fotógrafa, que aproveita para dar dicas para quem quer ingressar no mundo da fotografia.

“Fotografe. Treine todos os dias, leia, estude, busque informações com fotógrafos da área e se possível acompanhe ele para entender como as coisas funcionam. Comece a analisar o trabalho de fotógrafos renomados para tentar extrair algo dali”, orienta.
 



Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.