Quarta-feira, 26 de Junho de 2019
Projeto 7 e meia

Frutas incomuns do Amazonas são tema do Ciência 7 e meia

O projeto do Museu da Amazônia em parceria com o Teatro Direcional leva sempre assuntos do universo científico de uma forma bem objetiva e simples para a população



1.jpg O cubiu é uma espécie conhecida principalmente no interior do Amazonas
25/07/2012 às 15:14

Cubiu, Pajurá , Uva-da-Amazônia. Estas são algumas frutas e hortaliças incomuns que vão protagonizar o projeto Ciência 7 e meia desta quarta-feira (25) em Manaus.  O projeto é uma realização do Museu da Amazônia (Musa) em parceria com o Teatro Direcional que leva a ciência de uma forma simples e direta para a população.

A palestra que vai apresentar estes alimentos que são geralmente encontrados em pequenas feiras e mais conhecidos no interior do Amazonas será proferida pelo professor e pesquisador da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Valdely Ferreira Kinupp.

Esses alimentos possuem a sigla Panc, que significa Plantas Alimentícias Não Convencionais, e representam todas as espécies com potencial alimentício que não são conhecidas e não fazem parte do consumo usual da maioria das pessoas, afirma o pesquisador.

“ Do ponto de vista culinário, as Panc têm elevados índices nutricionais, mesmo que a maioria ainda seja pouco estudada”, diz o pesquisador que possui doutorado em Fitotecnia-Horticultura, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Depois da palestra, os participantes vão poder conferir os sabores dos frutos e hortaliças com a degustação de patês, doces, sucos, geleias e saladas. O projeto Ciência 7 e meia começa às 19h30 desta quarta-feira (25), no Teatro Direcional.

 

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.