Quinta-feira, 18 de Julho de 2019
Vida

Fusão fashion: projeto Ecochic completa um ano e inspira o uso de matérias primas naturais

Entrevista com Mônica e Cael Horta, mãe e filha criadoras do movimento Ecochic



1.jpg Mônica e Cael: "O luxo e a elegância só existem no 'feito com amor'"
14/05/2013 às 09:10

A paixão pela moda como estilo de vida e manifestação cultural sempre esteve presente na trajetória profissional da estilista, jornalista e artista plástica Mônica Horta e foi repassada à filha dela, Cael Horta. Dessa fusão, nasceu um dos mais expressivos movimentos do segmento no País: o Ecochic.

O projeto acaba de completar um ano e busca conscientizar e inspirar os criadores a adotarem o uso de matérias primas naturais, recicladas ou reaproveitadas em seus trabalhos, além de incentivar a produção e o consumo artesanal e sustentável. Entre os apoiadores, nomes como o estilista Ronaldo Fraga, Lino Villaventura e Marcelo Rosenbaum.

Em entrevista à reportagem de A CRÍTICA, Mônica e Cael falaram sobre essa “parceria natural” e da perspectiva de trazer o movimento para o Norte do País.

“O Movimento Ecochic é o meu projeto de vida; uma extensão física das minhas crenças. É bem verdade que é preciso ter muita coragem pra viabilizar algo inédito como ele. Por isso, comemorar um ano de sua vida oficial está sendo tão prazeroso”, afirmou Mônica.

Com a participação de mais de 40 criadores de 18 estados brasileiros - que têm as suas criações mostradas em uma exposição de fotos em forma de um editorial de moda, a campanha “Eu sou ecochic” -, o movimento tem extensa programação artística e cultural a cada nova edição . “Todas as nossas atividades são gratuitas, livres, e totalmente fundamentadas nos conceitos de sustentabililidade e economia criativa”, reiterou.

Mãe e filha

A parceria na vida e no trabalho é motivo de orgulho e satisfação para as duas. “O orgulho que sinto pela existência da Cael é algo gigantesco, não só pela preciosidade da nossa relação pessoal, mas principalmente pela relação profissional estabelecida entre a gente. Ela cresceu acompanhando o meu trabalho como jornalista e artista plástica, além de também ter participado efetivamente da produção de eventos e outros projetos, e não só desenvolveu essas habilidades, como superou todas elas”, elogia Mônica.

Cael, é claro, não esconde o prazer de conviver e trabalhar com a mãe. “Nós sempre fomos um time (por força da natureza), mas agora, nós escolhemos estar juntas. No caso do Movimento, não existe a diferença entre o profissional e o pessoal. Nós vivemos isso. Não é um trabalho. É um projeto de vida, como ela mesmo diz. Minha mãe é uma mulher muito séria, visionária, verdadeira. É uma honra estar com ela”, reitera.

Norte

Com uma parceria firmada com o Fora do Eixo, Mônica adianta que tem intenção de trazer as atividades do Ecochic para o Norte ainda este ano. “Estamos felicíssimas com a parceria que acabamos de fechar. Demos início à ela aqui em São Paulo ,e, a partir de agora, em 2013, percorreremos mensalmente importantes cidades de todas as regiões do Brasil. Estaremos em Belém realizando uma edição do Movimento Ecochic dia 8 de dezembro”, adianta.

Luxo

Valores como dignidade, coragem e respeito, repassados de mãe para filha, refletem-se na essência do trabalho que coloca a moda sustentável como o novo luxo. “Luxo hoje não tem nada a ver com o alto preço de um produto, mas sim, com os modos de criação dele, ou seja, luxo é o que é exclusivo e tem valor intangível: sentimental, artístico, cultural, histórico. Por isso a moda sustentável é o novo luxo. Costumamos dizer que o luxo e a elegância só existem no ‘feito com amor’. Essa é a base de tudo o que vale a pena”, finaliza Cael.


Ecovision
Chapéu: E-holic

Casaco: B.Luxo

Camiseta: Acervo Calça: B.Luxo

Tênis: Eden Organic

Modelo: Vinicius Figueiredo Beleza: Celso Ferrer

Styling: Cael Horta

Foto: Gleeson Paulino


Ecovision
Blusa: Ronaldo Fraga

Modelo: Alline Valverde

Beleza: Celso Ferrer

Styling: Cael Horta

Foto: Gleeson Paulino


Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.