Publicidade
Entretenimento
Vida

Gabriel, o Pensador revela seu lado escritor em bate-papo na Feira do Livro de Manaus

A 1ª Feira do Livro de Manaus iniciou no dia 25 de outubro, reunindo nomes famosos e inusitados (como o de Gabriel O Pensador) da escrita. O evento se estende até este domingo (3) 01/11/2013 às 10:10
Show 1
O rapper divulga seu trabalho de escritor em Manaus
Loyana Camelo Manaus, AM

O amálgama de opiniões formadas e o forte sentimento de insatisfação social vividos por Gabriel Contino precisavam de vazão. Graças à criatividade e o talento para a escrita, ele garantiu seu lugar ao sol sob o pseudônimo de Gabriel O Pensador, virando um dos compositores mais respeitados do País. Mas foi somente em 2001 que Gabriel abraçou por completo a vocação e lançou o livro “Diário Noturno”, e em 2006, repetiu a dose com “Um Garoto Chamado Roberto” - que inclusive ganhou o Prêmio Jabuti de Melhor Livro Infantil. Todos os percalços, dúvidas e vitórias que permearam sua carreira serão abordados em um bate-papo descontraído este domingo (03), a partir das 18h, na 1ª Feira do Livro de Manaus.

Filho de jornalista, Gabriel ainda chegou a cursar Comunicação Social na PUC-RJ até o segundo período (ele passou em 6º lugar geral no vestibular). A faculdade foi interrompida pelo contrato firmado com uma gravadora, no entanto a vontade de escrever continuou, encontrando guarida na necessidade do cantor de expressar suas inquietações.

“Através da música consegui um caminho para me expressar. Tenho muitas histórias engraçadas de quando eu tentava protestar e juntar pessoas em torno de ideias contra o racismo, preconceito, corrupção... que na época não davam em nada mas que já expressavam uma vontade minha de transformar” contou Gabriel em entrevista ao BEM VIVER, adiantando o conteúdo de sua palestra na Feira. “Falo sobre esse meu sonho e utopia de acreditar no poder da palavra. E conto causos que provam que isso realmente vale a pena. Gosto de incentivar as pessoas a se expressarem”.

Bate-papo variado
Em um primeiro momento, Gabriel O Pensador conduz o bate-papo falando de “Diário Noturno”, sua estreia como escritor. Dependendo da faixa etária da plateia, ele também aborda o premiado “Um Garoto Chamado Rorbeto”, de literatura infantil. Ele faz questão de dizer, no entanto, que a conversa não se restringe apenas à produção literária.

“Um lado que nunca deixo de contar é sobre minha fase adolescente. Minhas experiências com a galera da favela, do surf. Inclusive, em várias palestras, apresento uma música minha chamada ‘Linhas Tortas’ que resume bem minha história como amante das palavras. Quem quiser se adiantar, pode conferir o clipe no YouTube”, conta.

Falando em redes sociais, Gabriel conta que atualiza diariamente sua página do Facebook com músicas, clipes novos, temas lúdicos e assuntos do cotidiano em geral. Esta semana ele divulgou seu novo clipe (‘Muito orgulho meu pai’) e atualmente se dedica à turnê do novo álbum “Sem Crise”.

Serviço

O quê: 1ª Feira do Livro de Manaus

Onde: Manaus Plaza Centro de Convenções

Quando: Até domingo (03), sempre iniciando às 10h15.

Quanto: R$ 10 ou doação de 1 livro usado + R$ 5.

Publicidade
Publicidade