Sábado, 04 de Dezembro de 2021
Disputa na folia

Galo de Manaus promove o primeiro concurso de bandas de frevo e marchinhas

Os artistas vencedores vão ganhar premiações em dinheiro e irão se apresentar na tradicional ‘Banda do Galo’, no Carnaval 2022



WhatsApp_Image_2021-11-20_at_17.21.27_9A9A5C16-A5AB-4744-B1A9-32B98EE5706E.jpeg (Foto: Acervo da Banda do Galo)
20/11/2021 às 17:53

Está no ar o 1º Concurso de Bandinhas de Frevo e Marchinhas do Amazonas. A ação tem como objetivo incentivar talentos e fortalecer a tradição do carnaval de rua na capital amazonense. Os interessados podem se inscrever de forma gratuita por meio da internet no site https://galodemanaus.com.br até o dia 28 de novembro.

Os artistas que mais se destacarem vão ser premiados em dinheiro, além de ganharem a oportunidade de se apresentar na tradicional ‘Banda do Galo’, no Carnaval 2022.

A seletiva acontecerá no dia 11 de dezembro, no Palacete Provincial, localizado no Centro de Manaus e será realizada por uma comissão especializada no assunto. O evento contará com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Galo de Manaus, que atualmente conta com mais de 50 mil seguidores.

O produtor e idealizador do evento, Theo Alves, com mais de 20 anos dedicados à carreira artística e ao movimento cultural, empenha toda experiência carnavalesca nesse festival.

“Precisamos resgatar as tradições do carnaval de rua, valorizar os músicos de fanfarras e incentivá-los a crescer profissionalmente fazendo música. O carnaval é uma grande oportunidade para todos”, explica Theo.

Inspiração

Uma das motivações para a realização do concurso é fazer um resgate das raízes do tradicional carnaval, que, ao longo dos anos, foi incorporado a outros ritmos e, além disso, criar uma orquestra própria de frevos para o Galo de Manaus.

Sentindo a necessidade de criar uma opção de frevo na cidade, Theo Alves idealizou uma orquestra de frevo em 2017, mas sem recurso não pôde seguir com o projeto.

“Queremos resgatar o Carnaval tradicional e para seguir nesse caminho, precisamos incentivar novos músicos a entrarem nesse projeto. Imagine as bandinhas de frevo nas ruas puxando os cordões e arrastando os foliões”, ressalta.

Premiação e critérios de seleção

Ao todo, o concurso premiará 48 músicos e até 06 maestros ou coordenadores musicais, distribuindo um total de R$ 18 mil em prêmios, potencializando os efeitos de distribuição de renda aos fazedores de cultura.

Toda a seleção gira em torno do frevo, ritmo pernambucano que faz parte do carnaval brasileiro há gerações. Em canções desse estilo musical, os participantes vão se apresentar aos jurados e mostrar todo o talento.

“Com suas cores vibrantes e passos em ritmo acelerado, o Frevo é contagiante e arrasta multidões durante o carnaval. Como o próprio nome sugere, a dança ‘ferve’ nas veias de milhares de foliões por onde passa”, explica Theo.

O formato das apresentações, bem como o repertório a ser escolhido e todos os critérios do concurso estão disponibilizados em edital, no endereço eletrônico do Galo de Manaus (https://galodemanaus.com.br/wp-content/uploads/2021/11/REGULAMENTO-CONCURSO.pdf). O projeto foi Contemplado pelo Prêmio Feliciano Lana - Aldir Blanc - SEC 2020.



News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.