Quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2020
TEATRO

'Garagem' apresenta espetáculo sobre povoamento da Amazônia

Peça aborda o período de povoamento da Amazônia e traz críticas socioambientais. Espetáculo celebra cinco anos do grupo Garagem



1559487_CF10665D-694C-4524-8BBB-5F585695EA1C.jpg Foto: Divulgação
16/01/2020 às 16:48

Para celebrar cinco anos de atividades, o Grupo Garagem apresenta ao público manauara o espetáculo “Jogo do Bicho”. Com entrada gratuita, a montagem terá sessões nesta sexta-feira (17) e sábado (18), às 20h, no Teatro Usina Chaminé, localizado na Av. Lourenço da Silva Braga, bairro Centro, Zona Centro-Sul de Manaus.

Contemplados com o Edital de Residência em Artes Cênicas 2019 do Sesc, o Grupo montou e criou o espetáculo a partir do texto da dramaturga Pricilla Conserva. Segundo o diretor da peça, o ator Gleidstone Melo, em um período curto o grupo se preparou com ensaios e adaptações para a apresentação da obra.



Através de modelos de jogos de tabuleiros e de programas de TV, o espetáculo traz ao palco questões sobre a “Ditadura Militar e as atrocidades cometidas na Amazônia em nome de um progresso e suposta segurança nacional”, explica Melo.

Em cena, o Grupo aborda sobre o período de povoamento da Amazônia e traz críticas sociais e ambientais sobre esse marco da história. “Desrespeitando a terra e os que viviam nela, o “povoamento” da Amazônia incentivado pelo Estado Brasileiro durante os anos dos governos militares foi um episódio ainda nebuloso e manchado de sangue da história do País. Fazendas, garimpos, estradas que resultaram em desmatamento e no genocídio de povos indígenas”, aponta.


Elenco: Andreza Afro Amazonica, Diego Bauer e Lu Maya Foto: Divulgação

A partir desse cenário, o Grupo pretende responder às seguintes questões: “Como nos inserimos nesse jogo?”; “Quem realmente é o Bicho?”. “Imersas na sensação de que as marcas históricas permanecem latentes (em nós) essas foram as perguntas geradoras do processo de montagem do espetáculo”, afirma o diretor.

Ainda de acordo com o diretor, a peça faz parte de um leque de ações que o grupo vai apresentar durante o ano para o público em comemoração aos cinco anos da trupe. “Teremos outras peças teatrais para estrear, um livro e uma possível circulação. Vamos ter muitas novidades”, adianta Melo.

Produção

Além dos espetáculos, o grupo promove a publicação de uma revista on-line, que se chama arte documenta. No momento, o grupo também trabalha na seleção de alguns textos, que irão compor a publicação de um livro impresso ainda esse ano.

Formação

 O Grupo Garagem foi formado em 2015, quando os integrantes ainda estavam na graduação. Nesse período, o grupo percebeu que o trabalho rendia resultados e resolveram ir além do universo acadêmico. Nesses quatro anos, o Garagem já apresentou cinco espetáculos: Eles falam da gente (2015), Aconteceu, acontece ou acontecerá (2015), Senti um Vazio (2015), Quando encontramos sonhos perdidos nas roupas que costuramos (2016) e Ainda bem que não tivemos filhos (2019). O sexto é  Jogo do Bicho, deste ano.


Mais de Acritica.com

20 Fev
WhatsApp_Image_2020-02-20_at_10.28.33_4AA06F86-13D9-4DFA-B021-B55C4DB3CD24.jpeg

Empreendedores aderem ao 'Food Bike’ para driblar a crise financeira

20/02/2020 às 10:38

“Tínhamos outro negócio, encomendávamos doces, e as pessoas de última hora, nos deixavam na mão, foi aí que comecei a aprender a fazer doces, brigadeiros, e como o investimento em bike food é relativamente barato, preferimos este modelo a uma loja física”, explica Sátya Ardaia


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.