'Garagem' apresenta espetáculo sobre povoamento da Amazônia
Peça aborda o período de povoamento da Amazônia e traz críticas socioambientais. Espetáculo celebra cinco anos do grupo Garagem

Para celebrar cinco anos de atividades, o Grupo Garagem apresenta ao público manauara o espetáculo “Jogo do Bicho”. Com entrada gratuita, a montagem terá sessões nesta sexta-feira (17) e sábado (18), às 20h, no Teatro Usina Chaminé, localizado na Av. Lourenço da Silva Braga, bairro Centro, Zona Centro-Sul de Manaus.
Contemplados com o Edital de Residência em Artes Cênicas 2019 do Sesc, o Grupo montou e criou o espetáculo a partir do texto da dramaturga Pricilla Conserva. Segundo o diretor da peça, o ator Gleidstone Melo, em um período curto o grupo se preparou com ensaios e adaptações para a apresentação da obra.
Através de modelos de jogos de tabuleiros e de programas de TV, o espetáculo traz ao palco questões sobre a “Ditadura Militar e as atrocidades cometidas na Amazônia em nome de um progresso e suposta segurança nacional”, explica Melo.
Em cena, o Grupo aborda sobre o período de povoamento da Amazônia e traz críticas sociais e ambientais sobre esse marco da história. “Desrespeitando a terra e os que viviam nela, o “povoamento” da Amazônia incentivado pelo Estado Brasileiro durante os anos dos governos militares foi um episódio ainda nebuloso e manchado de sangue da história do País. Fazendas, garimpos, estradas que resultaram em desmatamento e no genocídio de povos indígenas”, aponta.
Elenco: Andreza Afro Amazonica, Diego Bauer e Lu Maya Foto: Divulgação
A partir desse cenário, o Grupo pretende responder às seguintes questões: “Como nos inserimos nesse jogo?”; “Quem realmente é o Bicho?”. “Imersas na sensação de que as marcas históricas permanecem latentes (em nós) essas foram as perguntas geradoras do processo de montagem do espetáculo”, afirma o diretor.
Ainda de acordo com o diretor, a peça faz parte de um leque de ações que o grupo vai apresentar durante o ano para o público em comemoração aos cinco anos da trupe. “Teremos outras peças teatrais para estrear, um livro e uma possível circulação. Vamos ter muitas novidades”, adianta Melo.
Produção
Além dos espetáculos, o grupo promove a publicação de uma revista on-line, que se chama arte documenta. No momento, o grupo também trabalha na seleção de alguns textos, que irão compor a publicação de um livro impresso ainda esse ano.
Formação
O Grupo Garagem foi formado em 2015, quando os integrantes ainda estavam na graduação. Nesse período, o grupo percebeu que o trabalho rendia resultados e resolveram ir além do universo acadêmico. Nesses quatro anos, o Garagem já apresentou cinco espetáculos: Eles falam da gente (2015), Aconteceu, acontece ou acontecerá (2015), Senti um Vazio (2015), Quando encontramos sonhos perdidos nas roupas que costuramos (2016) e Ainda bem que não tivemos filhos (2019). O sexto é Jogo do Bicho, deste ano.