Publicidade
Entretenimento
Vida

Garanhão abre a primeira noite do 57º Festival Folclórico do Amazonas

Boi bumbá esverdeado se apresentou no Centro Cultural do Povos da Amazônia, abrindo os festejos do fim de semana 09/08/2013 às 23:41
Show 1
Boi Garanhão abre a programação do fim de semana no Festival Folclórico do Amazonas
Vinicius Leal Manaus (AM)

Fogos de artifício e bandeiras verde e branca vindas do bairro Educandos, Zona Sul de Manaus, tomaram o céu do Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), na Bola da Suframa, na noite desta sexta-feira (9), quando o boi bumbá Garanhão entrou na arena durante a primeira noite do 57º Festival Folclórico do Amazonas, na disputa pelo bicampeonato. Antes dele, o boi bumbá Garrote Majestoso se apresentou para as cerca de 5 mil pessoas que estava no local, segundo estimativa preliminar da Polícia Militar.

Quem explica o tema “Pura Emoção” do Garanhão em 2013, com euforia e sorriso estampado no rosto é a bancária Nicole Santos, 29, grávida de sete meses, que mesmo com a rotina de segunda a sexta-feira em uma agência bancária na Zona Centro-Sul da cidade, arranja tempo para sua paixão verde e branca. “Comecei aos 10 anos de idade como cunhã-mirim. Passei seis anos como cunhã-poranga oficial e ano passado foi minha despedida”, explica.

Além de brincante e vestindo a camisa da agremiação, Nicole hoje é diretora social do Boi Garanhão e garante a harmonia da evolução ao mesmo tempo em que assessora sua filha de sete anos, que já domina passos de "dois pra lá dois pra cá", também como cunha-mirim. “A minha família está toda aqui. Minha mãe, meu marido e minha filha. A família tem que fazer parte”, disse Nicole.

57ª edição
O festival folclórico é fomentado pela Secretaria de Estado de Cultura e pelo Instituto Manauscult, e organizado pela Associação Movimento dos Bumbás de Manaus (AMBM), que com mais outras cinco agremiações oriundas de todas as zonas da capital compõem uma programação diária de festas no CCPA até o próximo dia 2 de setembro. São mais 100 grupos folclóricos que irão disputar a atenção dos 12 jurados durante todas as noites, entre nove categorias como quadrilha, cangaço, ciranda e boi bumbá.

Publicidade
Publicidade