Publicidade
Entretenimento
Vida

Garantido comemora aniversario de seu fundador Lindolfo Monteverde no 'Dia da Tradição'

A celebração, que acontece na próxima sexta-feira (2) na Baixa do São José, em Parintins (AM), comemora o nascimento de Monteverde, criador do bumbá vermelho e branco, e contará com apresentações de Sebastião Jr. e Israel Paulain 31/12/2014 às 16:45
Show 1
Maria do Carmo e João Batista, filhos do fundador Lindolfo Monteverde, continuam defendendo o boi Garantido
acritica.com Manaus (AM)

A Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido começa 2015 com programação intensa: no dia 2 de janeiro, no “Dia da Tradição”, no “curralzinho” da Baixa do São José, em Parintins, acontece evento especial para comemorar o aniversário de nascimento do mestre Lindolfo Monteverde, criador do bumbá da Baixa. 

A programação inicia às 20h com a apresentação da pastorinha “Pastoral do Gudú”, em seguida apresenta-se o grupo “Toada de Roda” e depois começa o show do levantador oficial, Sebastião Júnior, e do apresentador Israel Paulain que cantarão toadas antológicas do Garantido. O evento prossegue com a Batucada Show.

O local escolhido para comemorar o Dia da Tradição não foi por acaso, segundo Cleumara Monteverde, neta de Lindolfo e diretora social do Garantido.  “A Baixa do São José é o reduto que serviu de berço para o Garantido. É um dos cenários mais representativos e emblemáticos de Parintins, onde até hoje a comunidade mantém viva a tradição de brincar de boi, como forma de cumprir a promessa feita pelo Mestre Lindolfo Monteverde”, ressalta.

A filha de Lindolfo, Maria do Carmo Monteverde recorda que ao adoecer seu pai prometeu manter a brincadeira enquanto fosse vivo e isso aconteceu até 1979 quando faleceu. O Garantido passou a ser chamado de “Boi da Promessa”. Dona Maria do Carmo conta que a partir da morte do Mestre Lindolfo, a comunidade assumiu a responsabilidade, mantendo a tradição original de brincar de boi nas ruas de Parintins.

De acordo com o presidente do Garantido, Adelson Albuquerque, a nação vermelha e branca reconhece a importância histórica do criador do Boi Garantido. “É impressionante como uma brincadeira de rua e de terreiro se tornou um espetáculo, além de ser a identidade do povo de Parintins, e que atravessou fronteiras e hoje se projeta para o Mundo. Isso devemos ao Mestre Lindolfo Monteverde”, destacou.

Publicidade
Publicidade