Sexta-feira, 19 de Julho de 2019
Vida

Gastrobar com edições sazonais oferece pratos irresistíveis e com ‘borogodó’, em Manaus

Estudantes criaram novidade com objetivo de preencher brecha na cena gastronômica da capital. Segunda edição deverá ocorrer na segunda quinzena de novembro



1.jpg "Derruba homem" é um dos sucessos do Borogodó - Feito em Casa. Confira a receita no fim da matéria!
02/11/2014 às 19:14

Na linguagem popular, o termo “borogodó” significa “atrativo pessoal irresistível” ou, em outras palavras, aquele “algo a mais” que não tem descrição definida. Almejando esse diferencial, os estudantes Sarah Batista, Rodrigo Alcântara e Rodrigo Abreu criaram um bar que chega para preencher uma brecha na cena gastronômica de Manaus. Nas palavras de Sarah, “um lugar com comida não só boa, mas que tivesse aquela coisa especial, que acalenta o coração e te deixa feliz. Tipo almoço de domingo na casa da avó”.

Dessa carência sentida pelo trio nasceu o gastrobar sazonal Borogodó - Feito em Casa. “Sentimos falta de lugares na cidade que ofereçam comida gostosa e honesta e um local realmente aconchegante. A união desses dois fatores é justamente a principal proposta do Borogodó”, explica Alcântara, que, ao lado de Sarah, comanda a cozinha do local. No cardápio, figuram tanto pratos famosos mundialmente quanto petiscos típicos da culinária brasileira - todos, claro, com uma pitada daquele algo a mais.

 “Modificamos as receitas para que (os pratos) tenham a nossa cara”, completa Sarah. “Dessa forma, temos petiscos que não estão presentes nos demais restaurantes de Manaus, porque têm o borogodó”.

Segundo Alcântara, a sintonia entre as comidas servidas e o público também é uma das características do bar. “O cardápio é pensado para atender às necessidades do evento, ou seja, no tipo de experiência que queremos proporcionar às pessoas. Imprimindo, ainda, a nossa identidade aos pratos. E isso é muito importante também, fazer com que eles se comuniquem entre si e façam sentido dentro do conjunto do menu”, ressalta o estudante.

Favoritos

Dentre os pratos servidos na primeira edição do Borogodó, que ocorreu em setembro deste ano, Sarah tem um carinho especial por um deles, o Derruba Homem (que você aprende a fazer logo abaixo).

“Parte da receita veio de uma amiga mineira e, a outra, da minha bisavó”, revela a estudante, que também não dispensa os Corações na Cama com Farofa. “Sempre me deixa com saudade”, confessa. Enquanto isso, Alcântara destaca o Contrafilé com Fritas e Molho de Mostarda. “Mas podia passar o dia comendo a farofa de bacon que acompanha os corações (na Cama)”, acrescenta.

A segunda edição do Borogodó - Feito em Casa deverá acontecer na segunda metade deste mês, no Conjunto Jardim Yolanda, quadra 2, número 14, Parque Dez de Novembro. “Já começamos a testar o novo cardápio e em breve divulgaremos a data certa”, adianta Sarah.

“Optamos por abri-lo sazonalmente porque somos três jovens sem experiência prática de como é o dia a dia de um restaurante. Então, pensamos em começar fazendo uma vez por mês, para testar as receitas e entender questões administrativas e de logística. Assim, se tudo der certo, quando abrirmos em um local fixo, estaremos bem mais experientes e preparados para servir borogodó para todos de Manaus”, promete.

Derruba homem

Preparo

1. Frite o bacon em uma panela até ficar dourado, mas sem deixar secar.

2. Acrescente os tomates cortados em cubos, o orégano, o shoyo, um pouco de agua e deixe cozinhar até que os tomates amoleçam e a agua reduza.

3. Acrescente então o azeite e a carne moída (que já deve estar temperada), mexendo sempre para que ela se misture aos outros ingredientes e cozinhe.

4. Depois acrescente os tomates pelados e o extrato de tomate diluído, juntamente com mais um

Ingredientes

Bolonhesa

500g de carne moída

200g de bacon

2 tomates

1 lata de tomate pelado

100g de extrato de tomate

Azeite a gosto

Orégano a gosto

Shoyo a gosto

Mostarda a gosto

Polenta

1 tablete caldo de carne

500ml de água

4 colheres de sopa de fubá

100g queijo mussarela

Sal a gosto

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.