Publicidade
Entretenimento
Vida

‘Glorioso’: concerto de Natal no Largo São Sebastião presta uma homenagem a Américo Alvarez

Espetáculo que revive o encanto do Natal presta tributo a ícone do Teatro Amazonas. Público de mais de 100 mil espectadores é esperado para o ‘Glorioso’ 20/12/2014 às 20:22
Show 1
Concerto acontece dia 25, noite de Natal, às 19h, no Largo São Sebastião
JONY CLAY BORGES Manaus (AM)

A tradicional história da origem do Natal ganha este ano a participação de um célebre personagem amazonense: Américo Alvarez, artista que fez história no Teatro do Amazonas. Na nova edição do concerto natalino “Glorioso”, que acontece no dia 25, às 19h, no Largo de São Sebastião, o Vovô Branco – como Alvarez era conhecido pelo público – volta a Manaus para produzir um espetáculo grandioso e, com ele, tocar o coração de um menino que não liga para o Natal.

“Américo Alvarez foi uma figura paradigmática do teatro amazonense. Era ao mesmo tempo ator, diretor, organizador de grupos e ensaiador”, exalta Robério Braga, titular da Secretaria de Estado de Cultura, que promove o evento.

Ele recorda a história do artista, também ela tocante como a do Natal: “Ele foi sapateiro antes de fazer teatro. Mais tarde criou o Teatro Amazonense de Amadores e o Teatro Amazonense de Comédia. Dirigiu os grandes atores da época e formou gerações. E era uma figura fantástica, carinhosa, fraterna e competente”.

Braga, que se inclui no rol de influência de Alvarez, foi quem sugeriu a inclusão do artista na trama, baseada principalmente na história do nascimento de Jesus Cristo. No concerto, que se desenrolará em quatro palcos no Teatro Amazonas e em seu entorno, o Vovô Branco da ficção evoca a figura do artista real. “Ele vai reunir as crianças para um espetáculo, como sempre fazia. Você terá numa cena, por exemplo, grupos de soldados romanos feitos por crianças”, exemplifica o secretário.

Superprodução

A exemplo de edições anteriores, “Glorioso” será uma produção de grande porte, resultado do trabalho de mais de 4 mil artistas, entre elenco e equipe técnica. Além dos palcos – um deles de 300 metros quadrados, na avenida Eduardo Ribeiro, e outros dois, de 200 m² cada, nas ruas Dez de Julho e José Clemente –, a ação será vista em 16 telões de LED, que somam 200 m² de área em conjunto.

O concerto tem direção do norte-americano Robbie Mackey, diretor e coreógrafo da Disney. Ele também fez a seleção do elenco para a montagem, que traz como protagonista o jovem Filipe Bentes, no papel do menino Lucas.

Talentos da Ilha

A produção teve boa parte dos cenários feita por artistas de Parintins (a 325 quilômetros de Manaus). “Outra novidade é a participação intensa de dois grupos da nossa Escola de Artes lá: o Coral de Libras e o grupo de percussão para surdos. Isso é motivo de orgulho para nós”, afirma Braga.

O secretário comenta que o concerto terá uma escala menor que a de outros anos em termos de produção, mas não de emoção. “Não será um espetáculo de grandes intervenções, mas será muito emocionante, para cima, alegre e com forte participação das crianças. E estamos tendo a oportunidade de fazer justiça a um dos maiores nomes do teatro amazonense”, conclui.

Sonho em espetáculo

“Para muitas pessoas é apenas um espetáculo teatral, mas participar deste concerto é a realização do meu maior sonho”, afirmou, emocionado, Filipe Bentes, 13, que este ano vai interpretar “Lucas”, um dos personagens principais do espetáculo de Natal “Glorioso”.

Filipe é aluno da Escola Estadual Antônio Bittencourt, na Glória, e “Glorioso” foi o primeiro espetáculo teatral a que assistiu. “Naquele momento eu descobri o que ia querer fazer pelo resto da minha vida”, afirmou ele, que se inscreveu no projeto “Jovem Cidadão”, do Governo do Amazonas, já pensando em participar do espetáculo. Quando soube das audições do concerto, pediu carona a um amigo para participar.

Hoje, sua rotina é quase toda voltada à preparação para o espetáculo, com ensaios diários das 15h às 23h. Ele já antecipa a falta que irá sentir depois da grande apresentação, mas já prevê voos mais altos.  “Eu nasci para ser artista. Não vou sossegar até estar brilhando na TV ou trabalhando na Disney”, declara ele. “Sei até onde vou chegar e ‘Glorioso’ foi o meu primeiro grande passo para o meu sucesso”.

Publicidade
Publicidade