Terça-feira, 23 de Abril de 2019
publicidade
1.jpg
publicidade
publicidade

Vida

Goleada de cliques: fotógrafos amazonenses elegem as melhores imagens da Copa em Manaus

A pedido do BEM VIVER, um time de profissionais das lentes mostra como o Mundial mexeu com os amazonenses


12/07/2014 às 17:51

Por si só, Manaus já serve de cenário para belíssimos retratos. Durante a Copa do Mundo da Fifa, competição da qual a capital amazonense foi uma das 12 cidades-sede, ela foi bombardeada por turistas, eventos especiais e, claro, muito futebol. Estes ingredientes, misturados à população e aos monumentos manauaras, instigaram ainda mais fotógrafos do mundo todo, em Manaus para acompanhar o Mundial, a registrar cada momento da festa que se tornou a disputa esportiva.

Com isso em mente, a equipe do BEM VIVER colocou em campo alguns dos principais nomes do segmento no Estado, que acompanharam, através de suas lentes, todos os lances da “Copa das Copas” – título que o Mundial no Brasil recebeu. Gisele Alfaia, Michael Dantas, Raphael Alves e os fotógrafos do jornal A CRÍTICA Márcio Silva e Euzivaldo Queiroz mostram para o público as imagens mais marcantes capturadas na cidade-sede com o melhor desempenho durante a competição.


Michael Dantas

Para Michael Dantas, a Copa do Mundo 2014 foi especial por inúmeras razões. Além de ter sido o primeiro Mundial em que trabalhou, ele teve o prazer de cobri-lo em Manaus. “Fiz essa foto no primeiro jogo da competição na Arena da Amazônia. Tudo era novidade para mim”, confessou o fotógrafo, referindo-se à imagem que escolheu. “Esperava rivalidade entre as torcidas e, quando vi essa torcedora italiana beijando um inglês, achei muito interessante. Fiz alguns cliques dessa cena”.


Raphael Alves

Durante a abertura da Copa do Mundo, no dia 12 de junho, Raphael Alves estava na aldeia I’apyrehyt, na Zona Centro-Oeste de Manaus. Lá, fez foto de sateré-mawé tocando o “ruru”, um instrumento musical típico da tribo. “Gosto dessa imagem porque os índios já estavam aqui muito antes dos europeus chegarem”, destaca o fotógrafo. “Eles sofreram muito e ainda sofrem no Brasil. Apesar disso, sentem-se brasileiros. Acho que a foto tem um significado especial para mim por isso e, principalmente, pela forma como fui recebido ao fazê-la”.

publicidade


Gisele Alfaia

Uma das fotógrafas escolhidas para participar da mostra “Footdreams” (aberta até o dia 9 de agosto na Galeria de Artes Helena Gomes da Silva, Icbeu), Gisele teve apenas 24h para fazer as fotos que seriam exibidas na exposição. “Em tudo, foi muito especial para mim. É a minha primeira coletiva com fotógrafos em Manaus e me senti desafiada por não ter no meu arquivo algo relacionado ao tema”, conta a profissional. A imagem acima, em específico, chamou a atenção de Gisele por conta do gestual do garoto à bola. “Ele está quase que de joelhos diante dela, como expressão máxima desta paixão nacional”.


Euzivaldo Queiroz

A Copa no Brasil deixou claro que a rivalidade entre as seleções se limitava ao campo. Nas arquibancadas, torcedores de diversas partes do mundo vibravam a todo momento em que a bola rolava na disputa, como se fossem do mesmo país. Este sentimento, de união e confraternização, atraiu as lentes de Euzivaldo. “Nada mais importava. Valia apenas o momento histórico de ver suas seleções jogarem uma Copa do Mundo”.


Márcio Silva

Neste Mundial, o público usou e abusou da criatividade na hora de torcer por suas seleções. No entanto, nenhum torcedor chamou tanto a atenção de Márcio Silva como este abaixo. Ao todo, foram três encontros entre o fotógrafo e o amante do futebol. “Em todos, ele estava caracterizado diferente”, lembra o profissional. Nas partidas entre Portugal x Estados Unidos e Suíça x Honduras, na Arena da Amazônia, por exemplo, ele pintou metade do rosto com a bandeira de cada país.

publicidade
publicidade
Câmara Municipal deve criar comissão para defender Zona Franca de Manaus
Motoristas do Amazonas vão poder parcelar IPVA atrasado em até 12 vezes
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.