Publicidade
Entretenimento
MÚSICA

Compositor Gonzaga Blantez comemora inclusão de música em trilha de novela

Paraense radicado em Manaus é o autor do carimbó "Curió do bico doce", tema de Ritinha em "A força do querer" 18/07/2017 às 13:28
Show  mg 1887
Músico acaba de finalizar a gravação do sexto disco, que será lançado em agosto (Jander Souza/Divulgação)
Rosiel Mendonça Manaus (AM)

Incluída na trilha sonora da novela “A força do querer” como um dos temas de Ritinha, personagem de Ísis Valverde, a música “Curió do bico doce” tem dado um retorno e tanto ao seu cantor e compositor, Gonzaga Blantez. Até agora, o Youtube contabiliza mais de um milhão e meio de visualizações em vídeos não oficiais com a composição – coisa dos telespectadores que caíram de amores pelo carimbó de Blantez.

Aproveitando o momento, o artista prepara para o dia 12 de agosto o lançamento do seu sexto disco, inteiramente dedicado ao ritmo paraense, além de uma turnê por outros estados. “Esse vai ser um CD só com carimbó de raiz, naquela atmosfera de terreiro mesmo, mas com poesia bem descontraída e alegre”, adianta Gonzaga, que acaba de enviar o material para a prensagem. Antes disso, porém, as faixas serão disponibilizadas nas plataformas digitais.

A história de “Curió do bico doce” começou no ano passado, quando Blantez compôs o carimbó para um dos projetos musicais da Casa do Parente, espaço cultural que ele mantém no bairro Flores. “Tocávamos muitos carimbós dos grandes mestres, mas estávamos precisando de um tema nosso, e foi assim que o ‘Curió’ nasceu”, lembra. O curioso é que a composição veio ao mundo pedindo as bênçãos desses mesmos mestres: Lucindo, Cupijó e Verequete são citados algumas vezes na letra.

Curió da sorte

A oportunidade de mostrá-la ao País inteiro veio quando o músico foi convidado para uma participação especial na novela “A força do querer”, de Gloria Perez, cujas cenas iniciais foram gravadas numa comunidade perto de Manaus. 

“Participei de três capítulos da primeira fase da novela. Num deles, fiz um integrante do grupo de carimbó que tocou no casamento da Ritinha. Tinha combinado de tocar três músicas para a cena, mas não sabia que só uma delas ia ao ar. Depois fiquei sabendo que a Gloria Perez tinha adorado o ‘Curió’ e o pessoal decidiu usar só ele”, comenta Blantez. 

Com a repercussão da música, Gonzaga foi chamado ao Rio de Janeiro para regravar o carimbó, que ganhou outras inserções na trilha do folhetim e em outros programas da emissora, como o “Vídeo Show” e o “Encontro com Fátima Bernardes”. “Foi uma surpresa, porque eu fiz essa música de um modo muito particular, não tinha intenção que ela saísse daqui para ganhar o Brasil”, comemora o compositor, nascido em Alenquer (PA) e radicado em Manaus há 30 anos.

Segundo ele adianta, outra novidade será o lançamento de um site com informações sobre a sua carreira e discografia. O evento ocorrerá no Largo São Sebastião, no próximo dia 26. Já a turnê nacional de Gonzaga Blantez terá início no dia 29 com um show em Santarém (PA).

Serviço

o quê: Lançamento do disco “Curió do bico doce”, de Gonzaga Blantez

quando: Dia 12 de agosto

onde: Caboclo Culinária Amazônia (av. Santos Dumont, próximo ao aeroporto)

quanto: Acesso gratuito

Publicidade
Publicidade