Sábado, 20 de Julho de 2019
Vida

Grifes nacionais ditam tendências para verão 2014 em desfile internacional

As cores vivas e as temáticas tropicais são clássicas da moda praia e, como não poderia deixar de ser, apareceram nas coleções de várias marcas



1.jpg O biquíni made in Brazil é referência no mercado internacional e tomou as areias e piscinas de todo o mundo
28/07/2013 às 15:19

Com mais de duas mil praias espalhadas ao longo oito mil quilômetros de litoral, o Brasil tem conhecimento de causa quando o assunto é beachwear.  O biquíni  made in Brazil é referência no mercado internacional e tomou as areias  e piscinas de todo o mundo.

Na última semana, 19 grifes brasileiras de moda praia, entre elas Água de Coco, Cia Maritima, Lenny Niemeyer, Poko Pano, Triya, Salinas e outras, ganharam destaque no Mercedes-Benz Fashion Week Miami e no Miami SwimShow, dois dos mais importantes eventos de moda do verão americano. Com desfiles e exposições durante três dias na cidade dos Estados Unidos, as marcas promoveram a moda praia nacional no mercado latino-americano e mostraram as novidades de moda praia para 2014. 

Tendências

As cores vivas e as temáticas tropicais são clássicas da moda praia e, como não poderia deixar de ser, apareceram nas coleções de várias marcas. Nos desfiles, a grife Cia Marítima colocou o laranja e o verde em evidência e exibiu estampas com misturas étnicas. A Poko Pano destacou o branco e as listras em suas peças e a Água Bendita apostou na tendência “animal face”, com estampas de bichos psicodélicas.

Para a estilista Rafaela Castro, especialista em beachwear e dona da grife cearense Mar Del Castro, a moda praia contemporânea tem carregado vários elementos da moda urbana. “A cartela de cores vibrantes e o tropicalismo sempre terão lugar na moda praia feita no Brasil. Mas agora cada vez mais referências da moda das ruas tem sido incorporadas às peças de praia”, afirma. “Franjas, brilhos e o preto e branco vêm aparecendo nos biquínis,  porque são elementos que estão em alta”, explica.

Nas saídas de banho é mais fácil perceber essa influência. Vestidos longos, calças largas,  e outros itens com pegada mais urbana, que passeiam perfeitamente na areia e no restaurante da orla.

Modelagens  

Os maiores hits da moda praia são mesmo as peças com modelagens diferentes. A hot pants e maiôs apareceram em peso nos desfiles.

“Não existe mais aquela ideia de que usar maiô passa impressão de que você está indo para aula de natação. Os maiôs estão cada vez mais sexies, com cortes e decotes estruturados, e hoje em dia traz até um certo status. Os biquínis também estão com modelagem mais largas e cintura alta”, diz a estilista.

No entanto, as praieiras do Brasil não aderiram a essa tendência “retrô” que retornou há alguns anos e preferem os clássicos que tornaram o país especialista em beachwear: os bíquinis pequenos. “A tendência da peça de banho maior foi bem aceita fora, mas aqui brasileiras ainda não absorveram”, diz Rafaela.

E como é nas areias brasileiras que a moda praia mostra sua força, as preferências nacionais continuam em alta. “O campeão de vendas de todos os verões é o tomara-que-caia, que vem em vários tipos de decotes, mais reforçados, com pregas e sustentação. O cortininha é básico e sempre terá sua vez”, resume a estilista.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.