Domingo, 23 de Janeiro de 2022
Cultura popular

'Grito dos Bumbás' faz o esquenta para o retorno do Festival Folclórico de Pauini

Estrelinha e Glorioso voltaram às atividades na expectativa da volta do principal evento cultural da cidade, que não acontece desde 2014



boi-bumba_pauini_01_9796F726-80BC-435D-B732-BB2E55EFE013.jfif Foto: Romário Vieira
28/08/2021 às 18:17

Os Bois Estrelinha e Glorioso brilharam na primeira edição do Grito dos Bumbás, em Pauini, município a cerca de 915 quilômetros de Manaus. O evento, realizado na noite desta sexta-feira (27), na Praça Bibiano Osório, no Centro, foi um “esquenta” para o Festival Folclórico da cidade, que não acontece desde 2014 e que estará de volta em 2022. 

Marcada por muita alegria, a festa também foi um resgate de um movimento cultural importante para o município, pela geração de empregos diretos e indiretos e a consequente movimentação na economia. 



Foto: Romário Vieira

Para o administrador Raimundo Igor Vieira (31), que foi prestigiar o evento, a festa foi um marco diante de todas as dificuldades enfrentadas pela cidade nos últimos anos, além de aumentar a expectativa pelo retorno do festival em 2022. 

"A festa ultrapassou a questão cultural, pois reacendeu a esperança de um povo, seja vermelho ou azul, a nossa cultura deu uma resposta a todas as adversidades que a nossa sociedade vem enfrentando nos últimos tempos. A cultura é o que define um povo, e é passado de gerações. Hoje tive a oportunidade de apresentar um pouco desse processo cultural aos meus filhos, que tiveram a primeira experiência nesse sentido. Que esse momento sirva de inspiração para que possamos ter um maravilhoso festival no próximo ano", disse.

O presidente do Boi Estrelinha, Afonso Júnior, comemorou o retorno das atividades culturais em Pauini. O boi vermelho e branco se apresentou homenageando incentivadores da arte na cidade que foram vítimas da Covid-19. 

“Nossa apresentação foi na garra e na emoção, fizemos por amor, com paixão ao Boi para mostrar todo nosso encanto e beleza do Estrelinha. Nosso tema foi 'Viva a Vida, Vida Vermelha”, em homenagem a todas as pessoas queridas que muito contribuíram de forma direta ou indiretamente com o festival e o Boi Bumbá Estrelinha, e que infelizmente foram vítimas do coronavírus, e também as que estiveram conosco prestigiando a festa.”, completou.

Já o presidente do Glorioso, Marcelo Nogueira, vê o evento como um ponto de partida muito importante para o retorno do festival e a recuperação das agremiações. 

“Esse evento foi o ‘pontapé’ inicial para começarmos a nos organizar e se programar para a reestruturação do Boi Bumbá Glorioso, e assim fazermos uma nova comissão para o ano que vem. O Grito dos Bumbás foi um espetáculo, superou todas as nossas espectativas, fazendo com que assim os nossos adeptos reacendessem o amor que tem pelo boi bumbá”, concluiu.

Apesar de ter seu retorno confirmado para 2022, o Festival Folclórico de Pauini ainda não tem data definida para acontecer.

*Por Romário Vieira

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.