Publicidade
Entretenimento
MÚSICA

Grupo de músicos da Ufam é finalista em concurso nacional de bandas universitárias

A Orquestra Pixurum ficou entre os 11 melhores do País, único do Norte, e pode levar prêmio de gravar EP no Red Bull Studios em São Paulo 27/07/2017 às 05:00 - Atualizado em 27/07/2017 às 09:08
Show 13654176 488583368000776 7536208681465636541 n
Foto: Divulgação
Vinicius Leal Manaus (AM)

Nascida há cinco anos para ajudar o coral da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e habituada às festas no campus, a Orquestra Pixurum, hoje, desponta como as 11 melhores bandas universitárias do País. Isso porque eles foram selecionados como os 11 finalistas do concurso nacional Red Bull Breaktime Sessions, que vai escolher o melhor grupo musical universitário do Brasil. O prêmio? Gravar gratuitamente um EP no Red Bull Studios em São Paulo.

“É gratificante (participar do concurso) porque nós nos inscrevemos sem muita pretensão. Foi mais para participar de evento e levar o nome da universidade para outro público. Aí a gente descobre que os três curadores da Red Bull, que trabalham com artistas renomados como a Elza Soares, escolhem a gente entre os 11 melhores do País”, disse Ramon Carneiro, voz e percussão do Pixurum. 

A votação para escolher a banda vencedora do concurso começou na última segunda-feira (24) e segue até sexta (28), tudo online, no site do concurso. “Estamos em terceiro lugar no quadro de votação. Foram mais de 200 bandas em todo o Brasil e nós fomos uma das 11 escolhidas e a única da região Norte”, reforçou o saxofonista Elizeu Costa, também membro do Pixurum. Veja aqui a lista dos finalistas e como votar na Orquestra Pixurum.

Formada por 12 integrantes, a Orquestra Pixurum produz, como eles mesmo dizem, “música amazônica” de repertório autoral, com influências do carimbó ao beiradão, mas também composta por canções de compositores da região. “O diferencial que temos no nosso trabalho são os elementos da música amazônica”, disse Elizeu Costa. Saiba mais sobre o Pixurum na página deles no Facebook.

Além do saxofonista Elizeu, também fazem parte do grupo os vocais Ramon Carineiro e Gabi Farias; Rômulo Augusto e Madson Teixeira no violão; Diego Alessandro no violino; Mauro Lima no contrabaixo, Ítalo Dhiego e Genílton Cardenes na flauta; Antônio Gama na clarineta; Caio César no trombone; Daniel Oliveira no trompete; Henrique Anthony na percussão; voz de Jess Furtuoso; e Gabi Farias e Ramon Carneiro tanto na voz quanto na percussão.

Música ao vivo e videoclipe

Para participar da segunda fase do concurso, de onde saiu a seleção dos 11 finalistas, os membros da Pixurum gravaram uma de suas canções, chamada “Goiabeira”, em um show ao vivo na última sexta-feira (21), em Manaus, na casa noturna Os Intocáveis. A canção ao vivo foi levada ao site do Red Bull Breaktime Sessions, onde o público pode ouvi-la quantas vezes quiser. “É uma composição com arranjo do Elizeu. Um carimbó bem para cima sobre de um menino que sobe numa goiabeira”, explicou Ramon Carneiro.

No site do concurso também é possível ver uma biografia da Pixurum e assistir ao videoclipe da música “Sertão Baré”, uma canção que faz homenagem ao aniversário de Manaus. “A música fala de duas pessoas que moram em locais diferentes de Manaus, que se encontram e vão batucar maracatu. Gravamos em vários pontos da cidade, como o Teatro Amazonas, a Bola do Produtor, a Ponta Negra, em parceria com a TV Ufam”, completou Elizeu Costa. Assista aqui ao clipe de “Sertão Baré”.

Início e sonho do futuro EP

A Orquestra Pixurum nasceu em 2012, a partir de um grupo de alunos que se uniu para ajudar o coral da Escola de Artes da Ufam. A partir daí, eles perceberam a possibilidade de criar um grupo multi instrumental. “Com o tempo, nós nos reunimos e decidimos desenvolver um projeto próprio. No início só nos apresentávamos em eventos acadêmicos na universidade. Aí começamos a divulgar o trabalho fora da academia e passamos a tocar no Bar do Caldeira, no Tacacá na Bossa”, lembra Elizeu. Caso ganhem o concurso, eles pretendem produzir um álbum EP com dez composições inéditas e autorais, incluindo “Goiabeira” e “Sertão Baré”

Red Bull Breaktime Sessions

Mais de 100 bandas universitárias participaram do concurso Red Bull Breaktime Sessions, que acabou selecionando as 11 melhores do País. Na segunda fase, os grupos musicais tocaram em casas noturnas entre os dias 20 e 23 de julho. Agora, a votação foi aberta com os áudios dos shows ao vivo para escolher quem merece o prêmio de gravar um EP no Red Bull Studios, em São Paulo. A curadoria responsável pela escolha das bandas é formada pelos engenheiros de som Rodrigo “Funai” Costa e Alejandra Luciani, além do vocalista da banda Scalene, Gustavo Bertoni.

Publicidade
Publicidade