Publicidade
Entretenimento
TEATRO

Grupo Jurubebas apresenta espetáculos em Manaus a partir de sábado (27)

Apresentação da peça "Menino TK" acontece no Teatro da Instalação e terá tradução simultânea em Libras para atender público com deficiência auditiva. "Quarto Azul" e "A Morte do Cisne" também fazer parte da temporada 23/10/2018 às 18:33 - Atualizado em 23/10/2018 às 23:15
Show teatro menino tk 75aef034 f2cb 4510 bccc d7525a74b93f
Foto: Divulgação
acritica.com* Manaus (AM)

A dois meses de completar 2 anos de fundação, o Grupo Jurubebas de Teatro entra em temporada a partir deste sábado (27), às 19h, no Teatro da Instalação, no Centro de Manaus, com seu repertório de espetáculos. O trabalho apresentado nesta noite será "Menino TK", adaptação contemporânea da história infantil de um pássaro que nasce sem asas. A peça contará com tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para atender público com deficiência auditiva. 

A peça apresenta uma vida de superação e resiliência, buscando entender qual a forma de ressignificar as limitações, trabalhar a inclusão e criando, assim, um ponto de vista diferente. Segundo o diretor da companhia, Felipe Maya Jatobá, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 23% da população de Manaus tem alguma deficiência. Por isso, faz-se importante levar ao teatro abordagens criativas sobre essa questão oportunizando também o acesso democrático ao espetáculo.

"Procuramos de alguma forma integrar essas pessoas estimulando também a conscientização, procurando o equilíbrio entre o discurso da peça e o tema abordado", diz Jatobá.

Dramaturgia e referências

Na trama aparecem três personagens: TK, o protagonista; Pépi, pássaro que se torna amigo do protagonista; e Quinho 129, o astronauta da Nasa que viaja entre os planetas. Inspirada numa história real, a peça tem no elenco Herberth Virgínio, Caio Muniz e João Gouveia.

A primeira versão foi voltada para o público infantil, propiciando reflexões socioculturais para a faixa etária. Agora a peça voltada para o público juvenil traz os mesmos personagens, mas em sua adolescência, com aspectos de rebeldia e contrariedade comuns a essa faixa etária.

"Estreamos em maio desse ano com os personagens interpretados sendo crianças contando história de adultos e nessa versão são adolescentes querendo ser adultos para contar a mesma história", afirma Jatobá, que assina também a dramaturgia e os elementos visuais do espetáculo.

De forma lúdica e provocativa, a peça busca quebrar o estigma do teatro comercial trazendo outras referências visuais expressionistas, como o grupo de dança SankaiJanku e com pesquisa biomecânica do russo Vsevlod Meyerhold.

Outras da temporada

Os outros espetáculos do Grupo Jurubebas que serão encenados são “Quarto Azul” (juvenil) e “A Morte do Cisne” (adulto), respectivamente dias 1° e 10 de novembro, no Teatro da Instalação.

“Resistir é parte inseparável de nossa maneira de existir. O teatro possibilita a gente enxergar beleza onde não se vê, nos provoca e desperta emoções, sensações, mas também nos leva a pensar em outras possibilidades. Cada um de nós faz teatro por amor à profissão, por vivermos dela, e ao que tudo ela nos faz embarcar", afirma Jatobá.

 “A Morte do Cisne” é encenado por André Angeli e “Quarto Azul” tem no elenco Marcos Santini e Felipe Jatobá.

SERVIÇO

O quê: Espetáculo “Menino TK”

Quando: Dia 27 de Outubro

Onde: Teatro da Instalação, rua Frei José dos Inocentes, s/n° - Centro

Horário: 19h

Quanto: R$10 (inteira)

FICHA TÉCNICA

Direção, Dramaturgia Elementos Visuais

Felipe Maya Jatobá

Produção e Sonoplastia

Vitor Figueiredo

Maquiagem

André Angeli

Elenco

Herberth Virgínio, Caio Muniz e João Gouveia

Comunicação Visual

Rafael Rodrigues

*Com informações da assessoria de imprensa.

Publicidade
Publicidade