Sábado, 24 de Julho de 2021
Audiovisual

Grupo amazonense 'Os Maninhos' lança série sobre música regional

Produção, a ser exibida aos domingos na TV Encontro das Águas, narra o processo de gravação do primeiro EP do trio e a relação dos artistas com o som do Norte



zBV0122-01F_B3671BA5-914D-4114-B53D-48BDE56AC5F5.jpeg Trio é composto por Magaiver Santos, Marcelo Nakamura e Agenor Vasconcelos (Foto: Anália Nogueira/Divulgação)
23/05/2021 às 12:45

Um papo sobre música manauara e ritmo do Norte. É essa a proposta do recém-criado trio “Os Maninhos” com a série documental homônima que será lançada neste domingo (23), a partir de 13h, na TV Encontro das Águas. Em oito episódios, o programa mostra o decorrer de gravação do primeiro EP do grupo, formado neste período pandêmico pelos músicos nortistas Agenor Vasconcelos, Magaiver Santos e Marcelo Nakamura. A produção será exibida sempre aos domingos, no mesmo horário.

Responsável pela produção audiovisual, Vasconcelos detalha que o seriado – gravado entre outubro e dezembro do ano passado – apresenta os compositores em estúdio, conversando sobre música e revelando uma parte íntima do processo criativo.



“A série foi produzida por um músico e expõe essa visão mais de dentro do nosso contexto. Os oito episódios mostram o nosso trabalho mais íntimo com a música. Tem um deles, por exemplo, que convidei os parceiros da música kuximawara, música indígena de São Gabriel da Cachoeira. Pelé da Guitarra e Ary até Ykuema falam sobre as festas e músicas dos compositores dessa região mágica do Amazonas”, especifica.

Além da presença especial dos dois artistas, a série documental conta com outros convidados: os cantores e compositores manauaras Edu Branco e Victor Félix. Vasconcelos deixa claro que o foco do programa – contemplado pelo Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2020/Lei Aldir Blanc da Prefeitura de Manaus, com apoio do governo federal – foi registrar as ações do trio “sem muito pensar e artificializar o processo”.

Parceria musical

O trio “Os Maninhos” foi criado em agosto de 2020. Apesar de cada qual ter outros projetos relacionados – Vasconcelos também participa do trio “Agenor, Agostinho e Léo”; Nakamura do trio “Naka & Os Piranha”; e Magaiver das bandas “Casa de Caba” e “Sindicato dos Artistas Carentes” –, eles resolveram se unir e ‘trocar figurinhas’.

Idealizador do trio, Nakamura comenta que a proposta surgiu logo após precisar retornar para capital amazonense, em virtude da pandemia do novo coronavírus. “Eu estava em São Paulo, mas tive que voltar para Manaus, porque o local onde eu trabalhava fechou e recebi um convite para trabalhar em uma rádio daqui, com um programa que comecei no Instagram. Tinha ficado todo meu trabalho lá, feito em parceria com artistas de outros estados. Então pensei em juntar alguns amigos compositores daqui e elaborar um novo projeto”, pontua.

O encontro de amigos já rendeu o lançamento de um EP, de um videoclipe e agora da série documental. “É uma junção de vidas, de olhares, de percepções, de ideias, ideais e da vontade em comum de fazer música”, ressalta Nakamura.

Segundo Magaiver, os três possuem algumas histórias acumuladas em mais de uma década de parcerias e amizades e “Os Maninhos” surgiu como uma terapia no meio de um período tão turbulento. “Foi uma explosão criativa em um momento que os projetos estavam meio parados, e tínhamos muito tempo sobrando, por causa da pandemia. Nós nos reunimos e botamos algumas coisas pra fora”, aborda.

A inspiração musical culminou nas cincos faixas musicais do EP homônimo, incluindo “Amor da Minha Dívida”, “Umas Camisa Muito Doida”, “Estrelinha” e “Faz-Se Book”. Dentre elas, a primeira apresentada ao público – a canção “Dia Mais Quente” – já conta com um videoclipe, lançado em abril. Conforme Vasconcelos, apesar das dificuldades que o novo coronavírus impôs a sociedade, foi possível gerar “Os Maninhos”, que foca mais na composição e na produção de novas faixas. “Se por um lado faltam shows, o que nos afetou financeiramente, por outro, tivemos um tempo para nos encontrar e desenvolver novas músicas”. 

Destaque

O primeiro EP do trio “Os Maninhos” foi lançado no início deste mês e já está disponível nas principais plataformas de música, podendo ser acessado pelo link: encurtador.com.br/sxST0.

Ficha técnica

Produção audiovisual:  Agenor Vasconcelos
Imagens:  Agenor Vasconcelos, Marcelo Nakamura, Magaiver Santos e Anália Nogueira
Assessoria de Imprensa:  Patrícia Borges
Entrevistados:  Ary até Ykuema, Pelé da Guitarra, Edu Branco, Victor Félix, Magaiver Santos, Marcelo Nakamura e Agenor Vasconcelos
Local de Gravação:  Casa do Marcelo Nakamura, do Agenor Vasconcelos e Estúdio Tupira

Serviço

O quê:  Estreia da série documental “Os Maninhos”

Quando:  Domingo (23), às 13h

Exibição regular: Todos os domingos, sempre às 13h

Onde:  TV Encontro das Águas (Canal 2.1 – TV Aberta; Canal 13 e 513 – Net)

 

Repórter

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.