Terça-feira, 23 de Abril de 2019
publicidade
1.jpg
publicidade
publicidade

Vida

Guia colaborativo online: 'Manaus de Bolso' indica lugares e points da cidade

No ar desde o final de março, o Manaus de Bolso funciona como espaço para os internautas compartilharem suas indicações e dicas de lugares e espaços comunitários no Facebook, Twitter e Instagram


17/04/2013 às 13:02

<!-- /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}-->

Onde comer no almoço? O que fazer no final de semana em Manaus? Que lugares da cidade valem um passeio? Uma nova iniciativa busca responder a essas perguntas, comuns tanto entre os turistas quanto entre muitos citadinos, com a ajuda dos internautas. Trata-se do Manaus de Bolso, um guia colaborativo idealizado e desenvolvido por estudantes de Design de Manaus, e já disponível nas principais redes sociais da atualidade.

No ar desde o final de março, o Manaus de Bolso funciona como espaço para os internautas compartilharem suas indicações e dicas de lugares e espaços comunitários no Facebook, Twitter e Instagram. As sugestões incluem locais – comerciais ou não – onde comer ou beber, clubes com programação fixa, lugares para passear ou conhecer, shows e outros eventos, e por aí vai.

“Nossa ideia é ser um guia bem geral. As pessoas já associam a ideia de um guia mais a opções de noite ou gastronomia. Mas, por exemplo, posso ser um turista e querer saber um local onde comprar artesanato”, explica Leandro Picanço, integrante da comissão de estudantes que idealizou o projeto como parte da organização do 10º Encontro Regional de Estudantes de Design em Manaus.

Segundo Picanço, “há muita coisa para se ver em Manaus que não sai na maioria dos guias”. Há lugares pequenos na cidade que têm comida boa, atendimento legal, mas não têm como se divulgar. Nossa ideia é mostrar esses pontos”, diz.

Cerveja em conta

O Manaus de Bolso começou reunindo sugestões e dicas do próprio grupo responsável, porém já começa a receber e divulgar também dicas de outros internautas. “Uma indicação curiosa que chegou foi de um posto com uma loja de conveniência onde uma marca de cerveja mais sofisticada era vendida mais barato na madrugada”, conta Picanço.


As indicações enviadas ao Manaus de Bolso passam pela seleção e edição dos estudantes, e são formatadas em posts em tom informal, acrescidos de dados básicos (endereço, preços e outros) e fotos com o selo do guia. A comunidade do guia colaborativo no Facebook já conta com cerca de 20 indicações. Até ontem, tinha 774 “curtir”, e alcance semanal de 31 mil usuários, com média de 400 pessoas falando a respeito.

Com os números promissores, os idealizadores já consideram a possibilidade do projeto evoluir para algo maior, mas no momento preferem se concentrar em fazer a iniciativa funcionar: “Não descartamos as possibilidades, mas ainda não pensamos nisso. A ideia principal hoje é permanecer sendo um projeto colaborativo”.

Encontro deu origem a projeto

O projeto do Manaus de Bolso foi idealizado por estudantes da comissão de organização do 10º Encontro Regional de Estudantes de Design - Norte/ Nordeste na capital amazonense. A ideia era criar uma ferramenta para divulgar a cidade, com suas opções culturais e de entretenimento, entre os participantes do evento. No futuro, o grupo planeja lançar também o guia em forma de app para smartphones e tablets.

O encontro regional é itinerante e será realizado pela primeira vez em Manaus, no período de 24 a 27 de outubro, em local a ser definido. Batizada R Manauara, a edição local, é organizada por estudantes da Fucapi, Martha Falcão, Ufam e Uninorte, com apoio das instituições de ensino.

publicidade
publicidade
Contratos de patrocínio da Petrobras passam por revisão, diz Bolsonaro
Festa nordestina no CSU do Parque Dez marca aniversário de associação
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.