Publicidade
Entretenimento
Vida

Guru da alimentação natural, Izabela Braga dá dicas de como comer bem

Com mais de 9 mil seguidores nas redes sociais, a chef Izabela Braga dá dicas e recomendações diárias no Instagram (@chefizabelabraga) e no Facebook 12/10/2014 às 16:32
Show 1
Chef é especialista em alimentação funcional e natural
Rosiel Mendonça Manaus (AM)

Rosto conhecido por quem acompanha o programa “Além do Peso”, da Record, a chef Izabela Braga encontrou na Gastronomia uma paixão e uma forma de mudar a vida das pessoas. Especialista em alimentação funcional e natural, ela ganhou destaque durante duas temporadas do reality televisivo ao mudar os hábitos dos participantes, provando que é possível juntar sabor e saúde no mesmo prato.

De Nova York, onde vai completar mais uma especialização na famosa escola Natural Gourmet Institute, Izabela comentou que a alimentação funcional não é um bicho de sete cabeças. “Alimento funcional é aquele que tem um valor maior do que apenas nutrir. Por serem super alimentos, esses ingredientes geralmente causam um bem estar maior à nutrição do corpo humano, contribuindo para o melhor funcionamento do nosso organismo”, disse. 

Por isso é que a soja e derivados reduzem o risco de doenças cardiovasculares e o tomate, a goiaba e a melancia possuem propriedades antioxidantes. “Minha dica é sempre optar em comprar ingredientes frescos. Também é importante sempre comprar legumes e frutas em maior quantidade porque eles sempre são aliados da saúde”, acrescenta a chef.

Para quem tem uma rotina corrida e não quer abrir mão da alimentação saudável, Izabela sugere ter ao alcance das mãos, na geladeira, alimentos base já assados ou cozidos. “Assim fica mais fácil não optar pela lasanha congelada. Além dos legumes e frutas, saladas já lavadas e higienizadas, cenoura e beterraba já raladas e ovo cozido são outras boas opções para ter na geladeira e preparar uma refeição rápida e funcional”.

Filosofia

A chef costuma dizer que é “contra os alimentos que as nossas avós jamais reconheceriam como comida”, mas ressalta que nem todos os industrializados são ruins. “Os bons geralmente são aqueles que se preocupam com a quantidade de sódio e conservantes que é colocado no produto. Mas, obviamente, acredito que se você puder optar por ingredientes frescos, sua alimentação será muito mais nutritiva e você poderá controlar a quantidade de sal e gordura que coloca na sua refeição, Isso faz toda a diferença”.

Uma das filosofias de Izabela prega que a criatividade pode ser uma grande aliada da alimentação saudável, o que é uma boa saída para quem costuma enjoar fácil de um cardápio engessado. “Para deixar o dia a dia mais prático e fácil, minha dica é sempre ter na geladeira peito de frango cozido e desfiado e alguma carne fatiada como roast beef. Dessa forma dá para ser criativo tanto em saladas quanto em lanches”, finalizou. 

Receita: Pão de abóbora

Ingredientes

1/2 xícara de farinha de arroz

1/2 xícara de fécula de batata

1/3 xícara de polvilho doce

1/2 xícara de purê de abóbora japonesa

1 colher de sopa de açúcar demerara

1 pitada de sal marinho

1/2 colher de chá de fermento biológico seco instantâneo

1/4 xícara de água filtrada morna

2 ovos caipiras (ou 1/2 xícara de leite vegetal para os veganos)

2 colheres de sopa de azeite de oliva

Preparo

1. Misture todos os ingredientes secos e depois o fermento

2.  Adicione a água morna e misture bem

3.  Coloque os ovos, o azeite e o purê de abóbora e incorpore bem à massa

4.  Cubra com um pano e deixe descansar por 1h em local morno

5.  Unte uma forma com azeite ou óleo e coloque a massa

6.  Asse em forno pré-aquecido a 200 graus por aproximadamente 15 minutos, ou até que esteja dourado.

Receita: Crepe integral

Ingredientes

Para a massa:

1 xícara de farinha de trigo integral

1/3 xícara de farinha de arroz (pode ser farinha de trigo ou amido de milho)

1 copo de leite de desnatado ou leite vegetal

1 ovo caipira

Para o recheio:

1 banana nanica amassada

1 colher de sopa de geléia de frutas vermelhas sem açúcar

Preparo

1. Bata tudo no liquidificador até virar uma massa homogênea

2.  Unte uma panela anti-aderente já aquecida com um pouco de óleo de milho e coloque uma concha da massa (o objetivo é colocar o mínimo de massa possível)

3.  Não vire até que a massa esteja cozida e dourada. Reserve.

4.  Coloque o recheio no crepe e mantenha no fogo por mais 1 minuto, até que aqueça levemente o recheio

Publicidade
Publicidade