Publicidade
Entretenimento
BEM ESTAR

Hipnose: saiba como ela pode mudar sua vida

Especialistas falam sobre os benefícios do método que ‘trata’ transtornos psicológicos e emocionais na mente 19/02/2017 às 05:00
Show hipnoterapia 2
Hipnose é um estado de transe com extremo relaxamento, atenção e foco aumentados
Natália Caplan Manaus

Estudada há séculos, a maneira como a mente humana funciona sempre intrigou leigos e pesquisadores. Entre as centenas de descobertas, a hipnose é uma das que mais aguçam a curiosidade das pessoas e chega a ser encenada em filmes e até por mágicos em shows. Porém, diferentemente do imaginário popular disseminado por Hollywood, a técnica tem um cunho científico e terapêutico.

“[Os filmes] fogem bastante. Geralmente, a hipnose é mostrada nos filmes de uma maneira muito mística, misteriosa, para o lado da mágica. Não tem nada disso. A hipnose é científica, reconhecida pelos conselhos de Medicina, Psicologia, Odontologia, Fisioterapia, entre outros. É uma ferramenta muito séria que pode ser utilizada para vários tratamentos”, explica o psicanalista e hipnoterapeuta Lucas Naves.

De acordo com ele, existem várias técnicas específicas chamadas pelos especialistas de “induções hipnóticas”, que levam o indivíduo ao “transe hipnótico”. Entre os benefícios de quem pratica hipnose, ele cita o aumento do poder de concentração, a superação de medos e da depressão. As pessoas, afirma, buscam o método para tratar fobias, depressão, ansiedade, vícios, gagueira, traumas, entre outros.

“Questões emocionais e psicológicas são os principais fatores”, diz. “A pessoa atinge um nível de relaxamento muito grande. Leva-se o sujeito a um estado alterado de consciência, no qual o fator crítico é reduzido, facilitando as sugestões para o subconsciente. É uma comunicação com o subconsciente”, diz Naves, que é formado em psicanálise pelo Instituto Nacional de Parapsicologia do Paraná (INPPNET) e certificado pela Elsever Institute. 

Hipnose em Manaus

Para quem quer conhecer a técnica de perto antes do evento nacional de março, Thiago Mota também oferece o serviço. O amazonense é formado em hipnoterapia pela Omni Hypnosis Trainning Center (OHTC), em hipnose clássica com Rafael Baltresca; Impromptu Hypnosis com Anthony Jacquin; Modern Hypnotism com Freddy Jacquin; e é membro ativo da National Guild of Hypnotists (NGH).

“Eu trabalho com a hipnose em duas frentes principais: uma é o entretenimento e a outra é a terapia. Uso em palestras e na rua, com o grupo ‘Manaós Street Hipnose’. Já a parte clínica é o uso da hipnose em consultório”, afirma, ao citar mais benefícios de quem procura o método. “É particularmente eficaz em tratamentos contra o fumo, programas de emagrecimento, no combate a dependências, além do uso para controle e manejo da dor”, declara.

Segundo ele, criador do Centro Upper de Desenvolvimento Humano na capital amazonense, a hipnose é uma forte aliada de quem busca tratar problemas específicos ou modificar alguma característica de comportamento. Por isso, explica, é possível alterar a própria habilidade de percepção e tornar o indivíduo bem mais aberto a sugestões. A técnica também atua com competência no combate a transtornos alimentares e na luta contra a obesidade, por exemplo.

“É um estado de transe caracterizado por extrema suscetibilidade, relaxamento, atenção e foco aumentada. Casos de fobias sociais ou outras fobias específicas também podem ser muito bem tratadas com a hipnose. Ela também tem sido utilizada para tratamento de pânico e tem fornecido uma qualidade de vida melhor para os clientes. Trata-se de um mecanismo extremamente competente de terapia do comportamento”, enfatiza Mota.

Questionado se é algo permanente ou temporário, o hipnoterapeuta informou que existem muitas técnicas utilizadas em tratamentos rápidos, como controle de dor para dentistas, procedimentos médicos ou no campo da fisioterapia. Mas, geralmente, os profissionais preferem usar a chamada “regressão à causa”. “Quem tem a formação Omni prefere descobrir através da hipnose o motivo daquele sintoma (seja gagueira, tabagismo...) e ressignificá-lo. Então, o sintoma — que chamaríamos de problema — não tem mais motivo para existir”, conclui.

SERVIÇO

O que: curso “Hipnose Rápida e Clínica”

Quando: 4 e 5 de março

Onde: local a ser definido

Informações: (31) 9-9997-6845

Inscrições: somente pelo site

SERVIÇO

O que: Centro Upper de Desenvolvimento Humano

Onde: Rua Fortaleza, 302, Adrianópolis

Informações: 98157-8695 ou pelo site

Publicidade
Publicidade