Terça-feira, 23 de Abril de 2019
publicidade
1.jpg
publicidade
publicidade

Vida

História colorida: espetáculo ‘Três Marias’ vem a Manaus

Com uma atmosfera multicolorida, poética e musical, o trabalho aborda temas como o bem e o mal, a perda, o respeito e a amizade


18/04/2013 às 10:52

Vencedora do prêmio Zilka Sallabery 2012 de melhor espetáculo e melhor figurino, a peça infantojuvenil “Três Marias”, da companhia carioca Crias da Casa, vai ganhar duas exibições em Manaus, nos dias 11 e 12 de maio, no palco do Teatro Direcional. Com uma atmosfera multicolorida, poética e musical, o trabalho aborda temas como o bem e o mal, a perda, o respeito e a amizade. Como pano de fundo, aparece paixão proibida entre um anjo da guarda, Gabriel, e sua protegida, a jovem Janaína.

Quem se encarrega de contar essa história são os menestréis Antônio Maria, Zé Maria e Maria Aparecida, vividos por Gabriel Naegele, Leonam Thurler e Denise Peixoto, respectivamente. Os três personagens mambembes se conhecem em uma praça e decidem percorrer o mundo contando suas histórias. Completam o elenco os atores Aline Peixoto (a Márcia, de “Morde & Assopra”) e David Lucas (o Orelha, de “Malhação”).

“É um espetáculo para toda a família se divertir. ‘Três Marias’ é dinâmico e ágil, como a nossa vida de hoje, mas sem perder a sua essência: as brincadeiras da infância e valores que são a base de qualquer relação”, declarou Naegele, que assina a dramaturgia e divide a direção com Maria Vidal. A trilha sonora, que tem um pouco de ciranda e cantigas populares, foi composta por Aline e Denise Peixoto e é executada ao vivo por todo o elenco.

Criação

O processo de criação de “Três Marias” começou há cinco anos como um projeto desenvolvido em escolas. “Fomos experimentando até encontrarmos a melhor forma de montar esse texto. Essa forma de trabalhar ajudou a dar o tom dinâmico e didático ao trabalho, proporcionando não apenas divertimento, mas também reflexão”, pontuou Naegele. Com apoio da Lei Rouanet, a peça estreou em setembro do ano passado.

Segundo o diretor, durante a produção houve um cuidado para não infantilizar demais a história. “Muitas vezes, usa-se uma linguagem que subestima a capacidade das crianças em assimilar o enredo, então procuramos fugir disso”, destacou ele, garantindo que “Três Marias” é um programa para toda a família.

Figurinos são atração à parte

O tom colorido do espetáculo da Cia. Crias da Casa é garantido, em grande parte, graças aos figurinos minuciosamente trabalhados por Leonam Thurler. Retalhos, pequenas peças de brinquedos e sucatas reaproveitadas estão entre os materiais que foram usados na composição das peças.

“Como também no elenco, o trabalho de figurinista ficou mais fácil. A ideia era que, conforme os personagens percorressem seu caminho, novos elementos fossem agregados às roupas deles. Além disso, todas as trocas de figurinos são feitas na frente do público”, explicou Thurler.
Ele se diz satisfeito com o resultado e ainda mais com o prêmio, afinal, “Três Marias” concorreu com mais de 150 espetáculos.

Algumas peças carregam, inclusive, uma história especial, como a casaca usada por Antônio Maria. “Ela pertenceu ao tio do Leonam, que a usou para se casar. Praticamente todo o figurino carrega uma vivência pessoal; nossa proposta foi transformá-lo para o espetáculo”, finalizou Naegele.

Serviço

o que é: Espetáculo “Três Marias”
onde: Teatro Direcional (Manauara Shopping)
quando: 11 e 12 de maio, às 17h
quanto: R$ 60 (inteira) R$ 30 (meia)
infos: (92) 3342-8030


publicidade
publicidade
Espetáculo desenvolvido por alunos da UEA é apresentado nesta quinta (25)
Contratos de patrocínio da Petrobras passam por revisão, diz Bolsonaro
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.