Publicidade
Entretenimento
COMPORTAMENTO

Historiadora Mary Del Priore participa do Vogue Fashion’s Night Out em Manaus

Em sua terceira edição na capital amazonense, o encontro sobre moda e estilo está marcado para o próximo 12 de setembro 21/08/2018 às 14:46 - Atualizado em 21/08/2018 às 15:31
Show b0221 11f 0339f8f6 cd9b 4350 9666 623342dbba45
Divulgação
acritica.com Manaus (AM)

Namoros com homens mais jovens. A paixão por usar botinhas de salto. Corpo trabalhado artificialmente para projetar seios e nádegas e assim ficar mais voluptuoso. O uso de cremes naturais para melhorar a aparência. Sim, a vida de algumas sinhás do século XVIII lembra a de uma mulher do século XXI... mas só na aparência.

Quem afirma é a conceituada historiadora Mary Del Priore, uma das maiores intelectuais brasileiras da atualidade, que participará da próxima edição do Vogue Fashion’s Night Out (VFNO) em Manaus. Aberto ao público, o evento acontece no dia 12 de setembro e é uma realização do Shopping Ponta Negra e da revista Vogue Brasil.

A historiadora destaca que foram necessários mais de 200 anos para que as mulheres conquistassem direitos que permitem a livre expressão e a cidadania: votar, usar anticoncepcionais, divorciar-se, ir à praia de biquíni, ocupar cargos de alto escalão em empresas nacionais e internacionais e muitas outras coisas. “Da tutela do pai e do marido para ser dona de si, vale a pena conhecer os caminhos que as mulheres trilharam, compreender os passos dados, as rotas corrigidas, para que o século XXI seja delas, de todas elas. No singular e no coletivo”, comenta a palestrante.

Com a palestra de Mary, marcada para começar às 17h, o Shopping Ponta Negra e a Vogue prometem um evento diferenciado. “Com toda a gama de conhecimento, Mary Del Priore, juntamente com os demais convidados, prometem fazer realmente um evento bastante enriquecedor para o público que for prestigiar, afinal, moda também é história e cultura”, adianta a gerente de Marketing do Ponta Negra, Karla Henderson.

Três prêmios Jabuti

Pós-doutora pela École des Hautes Études em Sciences Sociales de Paris e autora de mais de 50 livros de História do Brasil, Mary Del Priore se especializou em temas de sociedade, como história da mulher, da família e da criança, abordando aspectos como sexualidade, intolerância, racismo, homofobia, consumo e as transformações da intimidade.

Dentre as suas publicações de maior destaque estão “Uma Breve História do Brasil”, que foi traduzido inclusive para o chinês, e “Histórias da gente brasileira”, em quatro volumes, que versam assuntos gerais sobre o passado no país.

A historiadora lecionou na USP, na PUC/RJ e na Universidade Salgado de Oliveira. Com mais de vinte prêmios literários nacionais e internacionais, entre os quais três Jabutis, ela também anima um programa na rádio CBN, “Rios de História”, e colabora com jornais e revistas acadêmicos e não acadêmicos.

Consultora de consagrados diretores de cinema como Daniela Thomas, Beto Amaral e Estevão Ciavatta, vem colaborando com documentários realizados para a televisão brasileira com enfoque em História, como os realizados por Murilo Salles ou Teresa Jeroulson.

Também é sócia titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, sócia do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro, sócia correspondente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, sócia do P.E.N Club do Brasil, acadêmica correspondente da Academia Paraguaya de la Historia, da Academia Nacional de la Historia de Argentina, da Academia Colombiana de La Historia, da Real Academia de La Historia de Espanha, da Academia Portuguesa da História, do Instituto Historico e Geografico del Uruguay e membro do Conselho Consultivo da Confederação Nacional do Comércio, e sócia da Academia Carioca de Letras.

‘Capital da moda’

O Vogue Fashion’s Night Out transformará a cidade de Manaus, por um dia, na capital da moda brasileira. Considerado a maior celebração da moda no mundo, o evento, criado pela edição americana da revista Vogue, apresentará diversas atrações.

No dia, as lojas e operações do Ponta Negra estarão realizando lançamentos de coleções, desfiles, palestras, assim como micro eventos dentro do VFNO: coquetéis, ações de degustação, shows musicais. Outras capitais escolhidas para o evento foram Goiânia (GO) e Brasília (DF). O evento é aberto ao público.

Publicidade
Publicidade