Publicidade
Entretenimento
FOTOGRAFIA

Estabelecimentos de Manaus podem entrar no novo tour virtual do Google Street View

Fotógrafo holandês especializado em Street View Trusted está em Manaus disposto a registrar 'a parte de dentro' de diversos tipos de estabelecimentos 17/07/2016 às 00:10 - Atualizado em 17/07/2016 às 10:53
Show show 1108124
No Google Street View Trusted o usuário pode entrar em um estabelecimento e conhecer melhor um local que pretende visitar
Alexandre Pequeno Manaus (AM)

Imagine poder adentrar em um local, restaurante, hotel, museu ou academia de ginástica fazendo uma espécie de tour virtual pela internet? Poder conhecer um lugar antes de fechar um negócio, ou poder entrar em um restaurante antes de estar fisicamente no local? Esse serviço já está disponível no Google Street View e um fotógrafo especializado nesse tipo de conteúdo está em Manaus disposto a registrar a “a parte de dentro” de diversos tipos de estabelecimentos.

Comum em países da Europa, como Holanda, por exemplo, o serviço de Tour Virtual do Google Street View é muito presente em Amsterdã, terra natal do fotógrafo Adriaan Bos, certificado pelo Google com ampla experiência nesse tipo de fotografia. “Comecei esse trabalho de forma amadora na Holanda e resolvi expandir para outros países. É um trabalho novo. Estou trabalhando de forma independente, mas somente um fotógrafo credenciado do Google pode fazer isso”, afirma.

A novidade é um complemento do tradicional Google Street View, ou Google Mapas onde podemos percorrer ruas e avenidas. No Google Stret View Trusted o usuário pode entrar em um estabelecimento e conhecer melhor um local que pretende visitar.

Adriaan passou uma temporada no Rio de Janeiro, registrando locais como Búzios, Petrópolis, Teresópolis e chegou em Manaus há uma semana. Ele já registrou pizzarias e hotéis do Centro da cidade. Mais adiante, ele também pretende registrar o Teatro Amazonas e já enviou um e-mail oferecendo seus serviços. 

“Lugares que tem tour virtual ficam acima dos resultados das pesquisas no Google, isso é importante para empresas, pois geralmente as pessoas olham os primeiros sites pesquisados. Se você pesquisa um restaurante de sushi, por exemplo, o Google vai mostrar primeiro os locais que tem tour virtual”, explica.

“Em Amsterdã o serviço começou de forma bem rápida. Lá quem não dispõe de Tour Virtual já deixa os clientes em dúvida. Em cada restaurante, pousada, podem fazer fotos bonitas e editar com Photoshop, mas o tour mostra realmente como é, por isso que funciona muito bem, dá mais confiança. Outro é exemplo é que as pessoas gostam de ver fotos de academias, para verificar quais aparelhos possui o local, etc”, afirma.

Processo

Para fazer as fotos, já devidamente autorizado, ele entra no local com suas câmeras e faz o registro em 360º. “Restaurantes, hotéis podem ter cerca de 30 fotos, dependendo do tamanho, vou aos quartos, banheiros, para mostrar tudo. Faço algumas fotos panorâmicas, num formato grande que se chama equirectangular, usado para mostrar fotos e vídeos em 3D”, afirma.

Após registrar e editar as imagens, Adriaan as insere na internet em torno de três ou quatro horas. “Demora cerca de uma hora para fotografar o local e depois preciso de algumas horas no computador para juntar as fotos em um software, às vezes demora a noite inteira, mas é normal”, conta.

Contato

Adriaan Bos pretende ficar em Manaus nas próximas semanas registrando profissionalmente os locais onde for contratado. O contato dele é (21) 97134-1009, além de facebook.com/abpanorama. Em seu canal no YouTube, alguns vídeos estão disponíveis para comprovar o resultado final do trabalho (AB Panorama), além do próprio serviço do Google. Ele cobra cerca de R$ 500 até R$ 3mil para hotéis de grande porte.

“Isso é uma grande oportunidade de anunciar seu negócio gratuitamente no maior site do mundo. Faça seu Tour Virtual e deixa que todos vejam sua loja, hotel, restaurante, pousada, academia, etc”, finaliza.

Publicidade
Publicidade