Quinta-feira, 20 de Junho de 2019
LITERATURA

'Horta das Crianças' inspira lançamento de cartilha com plantas locais e receitas

Lançamento da cartilha contará com a presença de Fabíola Borges, do blog As Clarissas. O evento acontece em shopping de Manaus



Cr_dito_Divulga__o__2__6F2A8C97-CCFF-4F1A-B408-5EBA99100D62.JPG Foto: Junior Matos
03/06/2019 às 08:11

Criar um universo lúdico, envolvendo nutrição, meio ambiente e sustentabilidade. É essa a principal motivação das autoras Fabiana Neves Silva e Mônica de Cassia Lôbo. Elas lançam no dia 8 de junho a cartilha "Horta das Crianças - Conhecendo nossas plantas alimentícias não convencionais", às 10h30 na Camicado do Manauara Shopping, localizado na avenida Mario Ypiranga, 1300.

De acordo com Fabiana Neves, acadêmica de Nutrição, o projeto surgiu através de um projeto desenvolvido no Caic - Centro de Atendimento Integral à Criança - Dr. Afrânio Soares. "Começamos com o projeto da horta em agosto do ano passado e em outubro vimos que estava começando a dar resultado com as crianças. Um belo dia, colhendo as folhas com as crianças resolvi criar um personagem. A partir daí fiz um personagem para algumas espécies e começamos a trabalhar com eles no atendimento", explica Fabiana.

O resultado é uma cartilha que traz personagens como Ama Corama, Sr. Moela, Vivi Vinagreira, Beta Bertalha e outros para criar uma fauna lúdica e de aprendizado para as crianças. Além de informações básicas sobre algumas plantas locais, a cartilha também conta com diversas receitas simples que podem ser realizadas com elas.

O livro possui uma revisão botânica do Dr. Valdely Ferreira Kinupp, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus-Zona Leste (IFAM-CMZL) e Fundador-Curador do Herbário EAFM deste instituto. Além dele, a cartilha também conta com o apoio da Dra. Dionísia Nagahama, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). 

Workshop de lançamento

Para o lançamento, as autoras convidaram Fabíola Borges, pós-graduanda em gastronomia funcional, para ensinar algumas receitas em um workshop voltado para toda a família.  "Trabalho com alimentos funcionais e vamos fazer algumas receitas", destacou Fabíola, que também gerencia o instablog @as_clarissas.

No workshop, os alimentos ensinados serão: bôla de espinagre amazônico, petit gateau e suco funcional. "As plantas alimentícias não convencionais não são difíceis de achar. Podem estar seu quintal e você não sabe. Além disso, temos muitas feiras que estão vendendo esses alimentos, é da terra. A ideia é fazer esse incentivo às pessoas desde a infância", destaca.

Para participar do workshop, basta se inscrever através do contato (92) 99482-7437.

Saiba +
O livro possui uma revisão botânica do Dr. Valdely Ferreira Kinupp, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus-Zona Leste (IFAM-CMZL) e Fundador-Curador do Herbário EAFM deste instituto. Além dele, a cartilha também conta com o apoio da Dra. Dionísia Nagahama, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Serviço
o quê: Lançamento da cartilha "Horta das Crianças - Conhecendo nossas plantas alimentícias não convencionais"
quando: 8 de junho, às 10h30 
onde: Camicado do Manauara Shopping, localizado na avenida Mario Ypiranga, 1300
inscrições: (92) 99482-7437

*Com informações de assessoria de imprensa

Receba Novidades

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.