Publicidade
Entretenimento
Gourmet

Hot dog x Temaki: disputa gastronômica entre Estados Unidos e Japão

Tomando a deixa do próximo Rota dos Chefs, que terá como tema “Desafio do Rota”, chefs participantes da feira gastronômica preparam iguarias típicas dos dois países 24/07/2016 às 10:00
Show temaki
Prato que dá nome ao Fast Temaki em receita ensinada pelo chef da rede de fast-food oriental, Xande Loureiro (Fotos: Evandro Seixas)
Jony Clay Borges Manaus (AM)

De um lado, uma cozinha prática e informal, com ingredientes apetitosos e pratos fáceis de preparar. De outro, uma culinária milenar e tradicional, que preza pela qualidade dos alimentos e pela apresentação. Esse confronto acontece na próxima edição do Rota dos Chefs, que vai promover o “Desafio do Rota: EUA x Japão”, colocando frente a frente dois países que são potências não só na geopolítica mundial, como também na boa mesa.

Antecipando a disputa gastronômica do Rota dos Chefs – que terá sua nova edição dos dias 29 a 31 deste mês, de sexta a domingo, no Millennium Shopping –, o VIDA&ESTILO convidou dois participantes da feira para representar as culinárias de EUA e Japão.

Quem defende o “time” norte-americano é Fernando Vieira, do Boralá Food Truck, que ensina a preparar uma deliciosa receita de hot dog. A “equipe” japonesa tem à frente Xande Loureiro, do Fast Temaki, que apresenta a receita de um temaki de salmão.

Símbolo nacional
Um dos pratos mais reconhecidamente norte-americanos, o hot dog marca presença no dia a dia de quem vive nos Estados Unidos. “Em Nova York, em cada esquina tem uns três carrinhos vendendo hot dogs”, comenta Vieira, lembrando que o item é o mais pedido em estádios e grandes eventos.

“Depois do hambúrguer, é um dos pratos mais consumidos nos Estados Unidos”.

A receita básica do hot dog leva pão, salsicha defumada e mostarda. O molho à base de repolho é um dos acréscimos comuns ao sanduíche. “O hot dog típico dos Estados Unidos é o chilli dog, com o molho tradicional mexicano”, informa Vieira.

Aqui, o chef do Boralá compartilha uma receita de hot dog incrementada, com molho Blue Cheese e cebola caramelizada. Para o público do Rota dos Chefs, ele vai oferecer outras três iguarias ianques tradicionais: Chilli Dog, Corn Dog (salsicha empanada em massa de milho americana) e um American Breakfast, com panqueca, ovos mexidos e bacon.


Fernando Vieira, chef do Boralá Food Truck, apresenta uma variação do hot dog norte-americano tradicional, com molho Blue Cheese e cebola caramelizada

Fast-food japa
Variante do sushi, o temaki é considerado fast-food nas terras nipônicas. “Para o japonês, tudo que vem com alga por fora pode ser comido com a mão. E o temaki é sempre feito para comer na hora, não para ficar no prato”, comenta Loureiro.

Por aqui, o prato ganhou toques ocidentais, como o cream cheese dos sushis/temakis Philadelphia. Já as versões empanadas são bem brasileiras. “Não é comum nem no Japão nem nos Estados Unidos”, explica Loureiro.

O temaki também foi ícone da recente invasão culinária nipônica no Brasil, com o surgimento de inúmeras temakerias pelo País. “Achava-se que era uma moda, mas acabou que a comida japonesa caiu no gosto do brasileiro”, celebra o chef do Fast Temaki.

Loureiro ensina aqui a preparar um temaki de salmão com cream cheese. Já na feira no Millennium, a barraca do chef terá o hit Sushi Hot Philadelphia, cumbuca de salmão (com gohan, salmão, crispy de vegetais e cream cheese) e bolinhos crocantes de salmão.

Então, leitor, escolha sua receita e mãos à obra. Afinal, seja qual for seu time, quem ganha é sempre você!

 

BUSCA RÁPIDA
Desafio de chefs

O Rota dos Chefs: Desafio do Rota - EUA x Japão acontece nos dias 29, 30 e 31, sempre a partir das 17h, no estacionamento G3 do Millennium Shopping, com entrada gratuita. Ao todo, 18 restaurantes participam da feira gastronômica, sendo nove representantes de cada país.

Além dos pratos à venda, o evento terá hasteamento das bandeiras de Japão e EUA e danças típicas de cada país, entre outras opções de entretenimento.

 

RECEITA
Hot dog com molho Blue Cheese e cebola caramelizada

Por Fernando Vieira

Ingredientes
Para o molho
300g de queijo gorgonzola
1/2 lata de creme de leite fresco
Pimenta do reino moída e sal a gosto

Para a cebola
1 cebola grande inteira
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de shoyu
1 colher (chá) de molho inglês

Para o hot dog
1 salsicha
1 pão de hot dog

Modo de preparo
1. Bata os ingredientes do molho no liquidificador até obter a consistência de um creme. Caso preciso, acrescente creme de leite. Reserve.
2. Corte a cebola em tiras e leve à frigideira. Quando começar a soltar água, coloque o açúcar, misture e acrescente o shoyu e o molho inglês.
3. Mantenha no fogo, sem tampar, mexendo de vez em quando. Quando a cebola estiver transparente, desligue o fogo e reserve.
4. Grelhe a salsicha em chapa quente (no caso de salsicha industrializada, cozinhe antes por alguns minutos).
5. Faça um corte na parte de cima do pão e coloque nele a salsicha. Jogue por cima o molho, depois a cebola, e pode servir.

 

RECEITA
Temaki de salmão com cream cheese e cebolinha

Por Xande Loureiro

Ingredientes
1/2 folha de alga nori
90g de salmão fresco em cubos ou tiras
5g de cebolinha picada
10g de cream cheese
80g de arroz para sushi (gohan)

Modo de preparo
1. Coloque a folha de nori na palma da mão. Sobre ela, no centro, coloque o gohan, espalhando um pouco.
2. Coloque o salmão, o cream cheese e a cebolinha sobre o arroz, no sentido diagonal da folha.
3. Faça um movimento circular para enrolar a folha em formato de cone.
4. Para prender bem a alga, umedeça a lateral com água. Sirva em seguida.

Dica
Sirva acompanhado de wasabi (raiz forte) e gengibre em conserva (gari).

Publicidade
Publicidade