Publicidade
Entretenimento
Vida

Humor na rede: famosos viram memes na Internet

Não demorou muito para a resposta seca da Rainha dos Baixinhos cair nas graças dos trolls da Internet. O comentário de Xuxa, que já era famosa por frases como “Aham, Cláudia, senta lá” e “É o meu jeitinho”, virou meme e se espalhou pela rede 20/05/2013 às 08:46
Show 1
Foto de Leonardo Di Caprio durante as filmagens de 'A Origem' virou meme nas redes sociais
Rosiel Mendonça Manaus, AM

“Oi Xuxa, como você está? [...] Gostaria de saber se você pode arrumar um teste de canto para mim. Minha mãe não tem condições de pagar uma escola de música e eu quero muito ser cantora...”, escreveu a jovem Marcella Luisa, no Facebook oficial da apresentadora Xuxa Meneghel, no último dia 9. A loira, que já havia sumido das redes sociais depois de atritos no Twitter, respondeu ao apelo da fã no minuto seguinte: “Xiii Marcella, entra no The Voice”.

Não demorou muito para a resposta seca da Rainha dos Baixinhos cair nas graças dos trolls da Internet. O comentário de Xuxa, que já era famosa por frases como “Aham, Cláudia, senta lá” e “É o meu jeitinho”, virou meme e se espalhou pela rede.
 
A verdade é que, em tempos de superexposição, frases, gestos e comportamentos incomuns das celebridades viram, facilmente, motivo de piada entre os internautas. Para a sorte dos famosos, essas ondas de humor podem passar tão rápido quanto surgiram.

Quem já foi alvo

Em fevereiro, o show que Beyoncé fez no Super Bowl rendeu uma série de fotos “desfavoráveis” que tiraram a cantora do sério. As caretas da diva pop foram parar em inúmeras montagens que pipocaram na Internet e ela chegou a proibir a presença de fotógrafos em sua nova turnê.

A modelo e atriz Nana Gouvêa também virou trending topics depois que fez um ensaio mostrando os estragos que a tempestade Sandy causou em Nova York, no ano passado. As montagens geradas pelo meme ridicularizavam a atitude da famosa, que depois “apareceu” em outras tragédias mundo afora.

Celebridade das telinhas e dos palcos, Christiane Torloni entrou para o rol dos memes nacionais em 2011, quando deu uma entrevista durante o Rock in Rio. “Hoje é dia de rock, bebê”, disse ela, parecendo um tanto alterada.

Para a atriz, o sucesso do episódio causou “um susto do tamanho de um bonde”. O bordão de Torloni é a prova de que o meme, quando é forte o bastante, ganha vida até fora da Internet – no caso dela, a frase apareceu estampando camisas e se tornou praticamente uma gíria.


Bordões fazem sucesso

Os personagens da ficção são outros alvos fáceis do humor virtual. O meme do Coronel Jesuíno (José Wilker), famoso pelo bordão “Deite que vou lhe usar”, ainda aparece nas redes sociais sete meses depois de a minissérie “Gabriela” ter acabado. Adaptada para as mais diversas situações, a frase e o sucesso em torno dela são motivo de orgulho para o ator. “Fico contente com essa repercussão e acho que Jesuíno é uma das melhores coisas que fiz na TV”, declarou.

O jeito barraqueiro e as frases de Maria Vanúbia, da novela Salve Jorge, também ganharam os telespectadores, que se acostumaram com bordões como “Aceita que dói menos” e “Pipipi, olha o recalque!”. A atriz conta que este último surgiu quando ela foi barrada na porta giratória de um banco. “Por onde eu passo as pessoas fazem ‘pipipi’. Pegou muito!”, comentou.

Conselheiro

Criado nos anos 1980, o personagem de animação He-Man agora faz sucesso nas redes sociais, onde é compartilhado diariamente no Facebook. Com mais de 300 mil seguidores, a página “Conselhos do He-Man” reúne montagens em que o guerreiro aparece fazendo comentários sarcásticos do tipo “Se você vai prestar vestibular, melhor estudar o Palmeiras, pois com certeza vai cair”.

Busca do termo

Na sua forma mais básica, um meme de Internet é uma ideia que é propagada através da World Wide Web. Esta ideia pode assumir a forma de um hiperlink, vídeo, imagem, website, hashtag, ou mesmo apenas uma palavra ou frase. O termo é uma referência ao conceito de memes, teoria ampla de informações culturais criada por Richard Dawkins, em 1976.

Publicidade
Publicidade